10 amuletos para trazer boas energias à casa - Studio Lab Decor
01/01/2018

10 amuletos para trazer boas energias à casa

decoracao-amuletos-sorte-olho-grego-capa

O Réveillon é uma data cercada de pequenos rituais. Nos vestimos de branco, pulamos sete ondas, estouramos champanhe, comemos lentilha e sementes de romã, mentalizamos somente coisas boas… Tudo para começar o ano novo com as energias renovadas. Que tal, então, completar o ciclo levando as boas vibrações para os ambientes da casa também? Uma ótima maneira é incorporando amuletos no décor, como o olho grego ou o filtro dos sonhos.

Cada cultura e religião tem o seu próprio talismã, mas, essencialmente, todos eles são utilizados com a mesma finalidade: trazer proteção e boa ventura a quem os utiliza. Quer saber mais? Então, confira o significado específico de 10 amuletos tradicionais e garanta um lar cheio de boas energias:

Olho Grego

O Olho grego, chamado também de Olho Turco ou Nazar, é um amuleto tradicional que era utilizado em rituais da religião islâmica, mas que acabou sendo incorporado por povos cristãos. Ele é conhecido por proteger contra as energias negativas e a inveja, além de trazer sorte.  Um bom lugar para pendurá-lo em casa é na frente da porta ou no chaveiro.

Mão de Fátima

A Mão de Fátima – ou Hamsá, em árabe – é um amuleto muito popular no Oriente Médio. Ele é utilizado para afastar o mau-olhado, as energias negativas e para trazer felicidade, sorte e fortuna. O hamsá está presente em várias doutrinas orientais e o seu significado varia de acordo com cada religião. No Budismo, por exemplo, ele leva o nome de Abhaya Mundra e serve como um talismã contra o medo.

Buda

Símbolo budista, a figura do Buda tem inúmeras representações e cada uma delas contém um significado específico – no geral, ela está associada à iluminação, à paz, ao amor e à felicidade. A estátua do Buda sorridente, por exemplo, é tida como um símbolo da fartura e da riqueza. Ela deve ser disposta sobre um pires com arroz e algumas moedas para atrair boa sorte e prosperidade.

Figuras do hinduísmo

Ganesha é  um dos mais conhecidos e venerados deuses do hinduísmo. Ele simboliza o intelecto a sabedoria e é considerado Deus da Boa Fortuna ou “Destruidor de obstáculos”. Já Lakshmi é a personificação da beleza, da fartura, da generosidade e, principalmente, da riqueza e da fortuna. É considerada também a deusa da boa sorte. Na religião Hindu, ela ganha oito representações e cada uma delas é usada para alcançar desejos específicos, como a proteção da riqueza da família e a superação de obstáculos e problemas.

 Elefantes

Vem da Índia também a tradição de venerar os elefantes, considerados animais sábios e fortes. Em casa ou sobre a mesa do escritório, o elefante da sorte deve ser posicionado de costas para a porta de entrada para atrair sorte e evitar a falta de dinheiro. A versão vermelha do amuleto acrescenta ainda a proteção conta o olho gordo.

Filtro do sonhos

Este é um amuleto típico da cultura indígena norte-americana que purifica as energias e traz sabedoria e sorte. Ele surgiu na tribo dos Ojibwa, cujos membros acreditavam que os sonhos traziam importantes mensagens. Segundo a crença, durante a noite, os sonhos bons e ruins pairam pelo ar e o filtro do sonhos, como o nome já sugere, servia para protegê-los contra as energias e sonhos negativos.

Pedras e cristais

Os cristais são conhecidos por limpar as energias de um ambiente e por suas propriedades de cura. O cristal de quartzo branco é superversátil, pois ele serve tanto para energizar, quanto para limpar os cômodos das energias negativas. Se quiser ativar o setor do amor, a turmalina rosa ou os quartzos rosa e branco são boas escolhas. Já a ametista é a pedra da espiritualidade, pois ativa a intuição e é ótima para a meditação. Independente do escolhido, é importante lembrar de limpar os cristais mensalmente, expondo-os à luz do sol por algumas horas ou lavando-os em água corrente.

Tsuru

Considerado uma ave sagrada do Japão, o Tsuru (ou Grou) tornou-se símbolo da saúde, da boa sorte, felicidade, longevidade e da fortuna. Ele também está associado ao amor conjugal e a fidelidade, já que os grous são aves monogâmicas. Segundo a lenda japonesa, se uma pessoa fizer 1000 tsurus de origami enquanto mentaliza um desejo, ele poderá ser realizado.

Cigarra

A cigarra é considerada um talismã na região da Provença, no sul da França. Seus habitantes acreditam que o canto do inseto traz bons fluídos, prosperidade e felicidade. Por isso, eles tem o hábito de enfeitar os ambientes com cigarras feitas de cerâmica, porcelana ou madeira no formato do bicho. Na maioria das vezes, elas ficam pendurados na porta ou próximos à entrada da casa.

Espada-de-São-Jorge

Acredita-se que a espada-de-são-jorge, quando posicionada próxima à porta de entrada da casa, tem o poder de protegê-la do mau-olhado e evitar conflitos familiares. A planta também atrai prosperidade, principalmente se as bordas das folhas estiverem amareladas.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *