13/03/2018

10 dicas para manter a casa sempre limpa e arrumada

Ter a casa sempre arrumada e limpa parece algo inatingível? Com alguns hábitos diários, é possível manter a organização geral sem perder muito tempo do seu dia ou se desgastar demais. Olha só:

Faça listas

A organização do ambiente só deve começar quando a sua mente estiver em ordem também. Por isso, faça uma lista com todas as tarefas e organize no papel como será a sua rotina de arrumação e limpeza. Reserve um tempinho do seu domingo para isso, assim você já dará início à semana sem estresse.

Tire os sapatos ao chegar em casa

Parece bobagem, mas ter o hábito de descalçar os sapatos ao entrar em casa impede que a sujeira da rua entre com você. Além disso, os sapatos acabam ficando organizados, todos juntos em um só lugar, ao invés de espalhados pelos cômodos da casa.

Arrume a cama todos os dias

Outra dica que parece óbvia, mas que tem um impacto surpreendente na nossa rotina. O simples fato de começar o dia arrumando a cama já nos coloca nos trilhos da organização.

Dedique 5 minutos do seu dia para as tarefas

Reserve 5 minutinhos do seu dia para a arrumação. Com esse exercício, você vai perceber como as tarefas levam muito menos tempo para serem concluídas do que você imagina e não se sentirá sobrecarregadx.

Use e deixe em ordem

Não procrastine! Desorganizou ou sujou? Então dê um jeito na mesma hora. Nunca deixe a pia cheia de louça para depois e aproveite para limpar e arrumar cantinhos da casa logo depois de utilizá-los. Por exemplo: depois de tomar banho, jogue água quente nos azulejos e passe um rodinho no vidro.

Determine o lugar certo para cada coisa

Quando sabemos onde cada objeto deve ficar, a organização flui com facilidade. Sem contar que, dessa forma, você nunca mais perderá tempo procurando suas coisas.

Leve algo para o lugar toda vez que sair de um cômodo

Está na sala assistindo televisão e vai buscar um copo d’água na cozinha? Então aproveite para levar com você louças sujas, pacotes que precisam ser guardados na despensa e lixinhos.

Mantenha as superfícies livres

Nada de usar as mesas, cadeiras e aparadores como cabideiros! Crie o hábito de deixar as superfícies sempre livres e limpas depois de usá-las.

Tenha uma “caixa da doação”

Ao invés de separar um dia para dar aquela geral nas suas coisas e separar os descartes, faça disso algo rotineiro. Mantenha uma caixa em algum lugar da casa para colocar itens que não queira mais. Quando a caixa ficar cheia, leve-a para alguma instituição que aceite doações.

Lugarzinho para bagunças inesperadas

É impossível ter uma casa organizada e limpa 100% do tempo – está na hora de aceitar e ficar em paz com esse fato! Mas se aquela baguncinha do dia a dia for algo que te incomode muito, apenas tire-a da frente e lide com elas depois, sem culpa. Determine um lugar, como uma gaveta ou uma bandeja, para colocar papéis, recibos, carregadores e outras miudezas que não têm lugar certo para ir e que deixam a casa com cara de desorganizada. Depois, reserve um dia tranquilo da semana para encarar a sua “gaveta da bagunça”, descartar ou guardar tudo o que estiver ali.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *