22/11/2016

5 livros de receita que não podem faltar na sua biblioteca

gastronomia-5-livros-receita-lu-colesanti-studio-lab-decor-1

Hoje vou mostrar pra vocês um pouco da minha “biblioteca culinária”. Acreditem, leio sobre outros temas também, mas confesso que ler sobre culinária e gastronomia é um dos meus prazeres terapêuticos! Afinal, pra conhecer sobre outras culturas e o modo de viver de outros países, nada como sentar à mesa com elas!

gastronomia-5-livros-receita-lu-colesanti-studio-lab-decor-8

gastronomia-5-livros-receita-lu-colesanti-studio-lab-decor-9

E pra quem jura de pé junto que não sabe fritar nem um ovo (aviso que fritar um ovo não é pra qualquer um, rs…), digo que você precisa ter um livro de receitas! Escolha um que se alinhe com o seu paladar e sempre siga as receitas tim tim por tim tim (sem pular etapas ou medidas). Garanto que você irá se surpreender – e seus amigos e familiares também!

Pra começar, vou mostras cinco livros que adoro e que, vira e mexe, recorro pra alguma invenção ou evento aqui em casa:

#1 Cozinha de Estar

Autor: Rita Lobo | Editora: Conex | Ano: 2005

gastronomia-5-livros-receita-lu-colesanti-studio-lab-decor-12

O primeiro da minha lista é o “Cozinha de estar”, da Rita Lobo (esse tem história e a minha cozinha ganhou esse nome, lembram?!). O meu é a primeira edição. Rita lançou depois de muitos anos uma versão repaginada dele, o “Cozinha de Estar: Receitas práticas para receber”, mas sigo com o meu, que foi o primeiro livro que comprei depois que me casei, há mais de 15 anos! Usei tanto que suas páginas contém anotações e respingos de molhos e afins… As receitas são simples e delicinhas. A cara da Rita Lobo, né? Vale o investimento!

gastronomia-5-livros-receita-lu-colesanti-studio-lab-decor-13

#2 Bocuse em sua cozinha

Autor: Paul bocuse | Editora: Ediouro | Ano: 2009

gastronomia-5-livros-receita-lu-colesanti-studio-lab-decor-16

Agora, pra quem curte a gastronomia francesa, indico o “Bocuse em sua cozinha”, do renomadíssimo chef Paul Bocuse. Um livro com receitas supertradicionais da cozinha dos franceses (e não só dos restaurantes cinco estrelas) com passo a passos extremamentes fáceis. Adoro a simplicidade sofisticada das receitas apresentadas por ele nesse livro. Justamente por isso ele entrou nessa lista!

gastronomia-5-livros-receita-lu-colesanti-studio-lab-decor-17

gastronomia-5-livros-receita-lu-colesanti-studio-lab-decor-18

#3 A pequena cozinha em Paris

Autor: Rachel Khoo | Editora: Intrinseca | Ano: 2014

gastronomia-5-livros-receita-lu-colesanti-studio-lab-decor-5

Tem também o ultra charmoso “A pequena cozinha em Paris”, de Rachel Khoo (a inglesinha mais francesa de todas!). Legal ver/ ler as percepções de uma chef inglesa sobre a culinária francesa. Ela faz releituras de pratos tradicionais, deixando-os mais simples de preparar, mas confesso que sempre diminuo a quantidade de manteiga das receitas! As que mais reproduzo são as de doces… Adoro! Sem contar que a fotografia do livro me faz sentir muita saudade de Paris! Lindo, lindo!

gastronomia-5-livros-receita-lu-colesanti-studio-lab-decor-6

#4 Culinária francesa

Autor: Laura Washburn | Editora: Nova Fronteira | Ano: 2012

gastronomia-5-livros-receita-lu-colesanti-studio-lab-decor-10

O “Culinária francesa”, de Laura Washburn, adquiri recentemente e ainda não testei muitas das receitas. Confesso não saber se estou mais apaixonada pela fotografia do livro ou se pelas próprias receitas, tradicionais da cozinha provençal. Os pratos são mais rústicos e feitos com ingredientes frescos, muitos deles encontrados aqui no Brasil. Por essa, e por ele ser tão lindo, eu recomendo!!!!

gastronomia-5-livros-receita-lu-colesanti-studio-lab-decor-11

#5 Todas as sextas

Autor: Paola Carosella | Editora: Melhoramentos | Ano: 2016

gastronomia-5-livros-receita-lu-colesanti-studio-lab-decor-14

Por fim, minha última aquisição… Posso dizer que ainda estou sob seu efeito! “Todas as sextas”, de Paola Carosella e fotos de Jason Lowe, mostra a relação pura e quase poética de uma cozinheira (que é como a chef se intitula) com o alimento! Se você é fã, como eu, da Paola o livro ainda traz uma pequena, porém tocante, biografia de sua história que vai te deixar ainda mais fã! As incríveis e deliciosas receitas são do seu menu executivo de todas as sextas-feiras, feitos por ela própria em seu restaurante. Um primor!

gastronomia-5-livros-receita-lu-colesanti-studio-lab-decor-15

Sabores parisienses…

E pra terminar esse post sem fim… – Como eu gosto de falar de comida! – deixo mais uma dica pra quem gosta de viajar através dos sabores! Se você, assim como eu, é apaixonado pela França, vai adorar os diários gastronômicos listados abaixo. Leitura leve e sem compromisso!

gastronomia-5-livros-receita-lu-colesanti-studio-lab-decor-3

Minha vida na França

Autor: Julia Child | Editor: Seoman | Ano: 2009

Começo com o “Minha vida na França” de Julia Child. Com certeza você leu o livro ou assistiu ao filme, Julie & Julia e se deliciou com as histórias da blogueira Julie e a cozinha de Julia Child no começo da sua vida em Paris. O “Minha vida na França” entra de cabeça na vida da cozinheira americana mais amada do mundo e de seu marido quando viveram em Paris e Provence! Eu li e re li esse livro e posso garantir que é uma deliciosa história de amor (e panelas).

gastronomia-5-livros-receita-lu-colesanti-studio-lab-decor-4

Almoço em Paris

Autor: Elizabeth Bard | Editora: Leblon | Ano: 2012

Tem também o “Almoço em Paris”, que conta a história de outra americana que conheceu o grande amor da sua vida num final de semana em Paris. Entre as panelas e as vielas da cidade, ela conta o começo da história da sua família.

Piquenique na Provence

Autor: Elizabeth Bard | Editora: Bicicleta Amarela | Ano: 2016

Termino com o recém-lançado “Piquenique na Provence”, continuação de “Almoço em Paris”. Nele, vemos o desenrolar da história da família francesa que resolve largar tudo em Paris pra viver num minúsculo vilarejo na Provence, investindo tudo o que tinham numa charmosa sorveteria…

gastronomia-5-livros-receita-lu-colesanti-studio-lab-decor-2

Espero que tenham gostado das dicas! Agora vou lá, preparar o jantar 😉

Beijo e até o nosso próximo encontro!

por Lu Colesanti

Fotos realizadas por...

Lu Colesanti

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *