14/03/2016

ANTES E DEPOIS: APARTAMENTO DE BRASILEIROS NA ITÁLIA

IMG_1614

Procurar um apartamento para alugar em outro país, sem saber por quanto tempo, mas com o objetivo de me sentir bem e acolher bem minha família. Esse foi meu desafio! Tudo aqui na Itália é muito antigo e, na maioria das vezes, quando é para alugar, sem cuidado algum. Eu não queria deixar minha casa no Brasil para morar mal na Europa. Então, respirei fundo e comecei e não descansei até encontrar um lugar que atendesse às nossas necessidades.

Visitei 43 imóveis, mas cada um deles tinha um problema diferente: cozinha desatualizada, banheiros só com banheira e sem box, nenhuma garagem, mal localizado, iluminação ruim… Enfim, me sentia desmotivada só de olhar. Foi então que decidimos arriscar e alugar um apartamento que estava passando por uma obra completa. Os proprietários estavam reformando os oito apartamentos do prédio para alugar e eu escolhi este, acreditando no seu potencial e também pela ótima localização. E não é que deu supercerto! Moramos dois meses em um  hotel e enquanto isso, fui comprando os móveis e pensando na composição dos ambientes. A espera valeu a pena!

Todo o processo, apesar dos momentos conturbados, acabou sendo muito divertido. Para colocar a casa em ordem, contei com a ajuda da minha querida amiga e arquiteta Andrea Murao, que me dava conselhos via WhatsApp e veio até aqui para dar os toques finais.

decoracao-antes-depois-andrea-martins-01

Amo essa poltrona Ultrecht, da Cassina que colocamos nesta sala. A letra M, da Seletti, pode ser de Martins ou de Munhos (sobrenomes meu e do meu marido).

decoracao-antes-depois-andrea-martins (11)

decoracao-antes-depois-andrea-martins-02

Na sala,escolhemos um lustre Ingo Maurer, as cadeiras Kartell, uma mesinhas de centro B&B Italia, sofá e poltronas Gervasoni e muitos objetos da Seletti.

decoracao-antes-depois-andrea-martins (4)

decoracao-antes-depois-andrea-martins (1)

decoracao-antes-depois-andrea-martins-03

decoracao-antes-depois-andrea-martins (3)

decoracao-antes-depois-andrea-martins-04

Para varanda optei por peças da Ikea.

decoracao-antes-depois-andrea-martins (5)

decoracao-antes-depois-andrea-martins-05

No meu quarto fiz uma mistura de objetos e mobiliário. Cada peça veio de uma loja diferente: Vitra, Zara Home… As poltrona e cômodas são antigas e foram recuperadas. Já a tela da Isabelle Touchband que eu adoro trouxe do Brasil.

decoracao-antes-depois-andrea-martins (2)

Deixar a família, os amigos, meu trabalho e minha casa no Brasil não foi nada fácil, mas hoje me sinto acolhida nos dois lugares. Moro em Turim (norte da Itália) há dois anos e meio e posso dizer com propriedade que hoje me sinto em casa. Mobiliar e decorar meu apartamento, mesmo que alugado, foi decisivo para que eu e minha família nos sentíssemos bem aqui. Para mim, arrumar a casa é acolher, aconchegar, receber os amigos e sentir o prazer de olhar em volta e achar que tudo ali tem a sua cara!

por Andréa Martins

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *