ANTES E DEPOIS: VARANDA REPAGINADA
Quando me mudei pro apartamento onde moro em Torino, era início de novembro, ou seja, frio! Nem preciso dizer que a varanda foi deixada de lado na hora de comprar os móveis…
Em abril do ano seguinte, quando chegou a primavera, fiquei com vontade de aproveitar a varanda, mas não queria gastar muito. Solução: fui ao Ikea e comprei tudo. Poltronas de plástico, uma de tecido um pouco mais confortável pra se esticar e ler um livro, mesinhas de 10 euros (sim, 10 euros), almofadas e alguns vasos de gerânio pra dar um colorido – no Ikea tem absolutamente tudo e a preços muito baixos. O único objeto não-ikea era meu cachorrinho da Magis dos anos 60, que encontrei numa feirinha de antiguidades (meu xodó).
Como os ambientes abertos duram pouco por aqui, em outubro a varanda foi esquecida novamente. Mas nesta primavera decidi dar a ela mais um upgrade: comprei a poltrona Proust da Magis (desenhada por Alessandro Mendini, em 1978), renovei as almofadas com a Hay (que adoro) e mesmo sem ser apropriado para área externa, comprei um tapete tipo Kilim da marca Gan pra dar uma cara de sala de estar, já que o terraço é todo coberto.
Os tapetes da espanhola Gan merecem uma observação: eles têm um certificado Goodweave, uma organização sem fins lucrativos que assegura que não seja utilizado trabalho infantil e que os trabalhadores tenham sido adequadamente remunerados. Parte da renda dos tapetes retorna à Organização para patrocinar novos projetos sociais na Índia e no Nepal.
Bom, depois desse parênteses importante, volto à repaginação do terraço. As plantas, já feinhas depois de passar um inverno todo lá fora, foram renovadas. Montei vasos com flores e uma hortinha de temperos que mais gosto, como sálvia, manjericão, alecrim e orégano.
As poltronas e mesinhas do Ikea continuam lá, mas o colorido do tapete e das almofadas e a majestade da poltrona Proust me deram um ambiente renovado e com as cores da primavera. Mudar tudo de lugar, além de variar almofadas e objetos são uma boa alternativa pra não gastar muito e ganhar uma nova decoração.
por Andrea Martins
Q delícia Andrea! Ainda tomaremos um Spritz por aí!
xoxoCris