APARTAMENTO JOVIAL COM BOAS SOLUÇÕES
O advogado Daniel Dias, de 26 anos, queria transformar seu apartamento de 70m², localizado no Itaim Bibi, São Paulo, em um espaço para receber seus amigos e, eventualmente, dar festas. Os responsáveis por trazer para a realidade esse sonho do jovem morador foram os profissionais do escritório Casa 100 Arquitetura e Design, José Guilherme Carceles e Diogo Luz.
Com soluções práticas e criativas, a dupla aproveitou cada espaço do imóvel e criou ambientes despojados e passíveis de transformação para receber jantares, happy hours e até mesmo pequenas festas. O imóvel de um dormitório, cozinha aberta, lavanderia, um lavabo e um banheiro, ganhou uma ampla área social que pode acomodar até vinte pessoas, devido as variações de ambientes que a marcenaria proporciona.
Outros móveis versáteis e que ocupam pouquíssimo espaço são as duas mesas da sala de jantar e o bar. As mesas podem ser penduradas na parede e o bar tem rodinhas, facilitando a mobilidade. “Tivemos a ideia de pendurar as mesas na parede quando não estiverem em uso, e transforma-las em quadros, e para isso chamamos o artista Mateus Bailon para pintar os tampos”, explica Carceles.
Objetos de design – como a luminária ‘Medusa’ no hall e as cadeiras ‘Chair One’ vermelhas – trazem um ar contemporâneo para o imóvel. Já as obras de artistas de rua e a laje de concreto aparente valorizaram o aspecto urbano do apê, que ganhou uma iluminação especial remetendo às baladas e até mesmo um pole dance removível que pode ser instalado na sala em dias de festa.
Para ampliar a área social, os arquitetos abriram o terraço, nivelaram o piso externo com a sala de estar e o revestiram com taco. De acordo com Carceles, essa homogeneidade traz a sensação de amplitude ao ambiente.
A concepção da cozinha aberta seguiu o estilo do apartamento: móveis versáteis e ideias criativas que otimizaram o espaço. A bancada de apoio, onde fica o cooktop, quando estendida pode ser utilizada como um lugar para refeições.