05/04/2017

Bogotá: arte, história e gastronomia na capital colombiana

Além de passar alguns dias em Cartagena, na Colômbia, a nossa colaboradora Giovanna Nucci aproveitou para fazer um pit stop em Bogotá, capital e a maior cidade do país. A fotógrafa voltou de viagem maravilhada com a efervescente cena artística e cultural da cidade e com as inúmeras experiências gastronômicas que teve por lá:“Bogotá é uma cidade intensa, superagitada, culturalmente incrível. Abriga 58 museus e 62 galerias de arte…Fiquei impressionada com todos que visitei”, revela.

Quer saber mais sobre o roteiro feito por ela, além de suas impressões e dicas? Então, vem com a gente!

PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS E MUSEUS:

La Candelaria

Giovanna visitou o centro histórico de Bogotá, que também é conhecido como La Candelaria. Ponto turístico imperdível que concentra alguns dos principais museus e praças da cidade, entre eles a Plaza de Bolívar, o Museo Botero e o Museo del Oro. A Catedral de Bogotá também é parada obrigatória.

Museo Botero

O museu dedicado ao pintor Fernando Botero, que ficou conhecido por retratar em seus quadros figuras voluptuosas, possui muitas de suas obras, entre quadros, desenhos e esculturas. Ele abriga também uma de suas pinturas mais conhecidas, a sua versão “rechonchuda” da Monalisa de Da Vinci. Além das obras de Botero, o museu conta com trabalhos de importantes artistas em seu acervo, como Picasso, Chagall e Miró.

Museo del Oro

Considerado o maior museu sobre ouro do mundo, conta com uma rica coleção de peças que detalham a história das civilizações pré-colombianas – todas, é claro, feitas com o metal, além de alguns exemplares em cerâmica. São mais de 30 mil artefatos de ouro.

Museo de Arte del Banco de la Republica

Encontra-se no complexo de Museus do Banco da República, onde fica também o Museo Botero e a Casa de Moneda. Diferente dos espaços vizinhos, foi erguido em 2004 em um estilo de arquitetura bem moderno e conta com amplas salas de exposição

Monteserrate

O Cerro de Monteserrate é um dos símbolos da capital colombiana e um de seus principais pontos turísticos. A montanha abriga lá no topo uma igreja e uma vila – conta também com uma feirinha de artesanato-, mas sua atração principal é a paisagem: lá do alto é possível avistar a cidade toda. Existem três caminhos para chegar ao topo do monte: a pé (cerca de 1h de caminhada que deve ser feita com cuidado em razão da altitude), de teleférico ou funicular (veículo que lembra um bondinho). A Giovanna escolheu o teleférico para visitar a atração. “Eu tive a sorte de pegar uma lua cheia quase grudada na torre da igreja!”, relembra.

GALERIAS:

Galería Casas Riegner

A galeria foi fundada em 2001 em Miami e em março de 2005 abriu um espaço em Bogotá. Com o intuito de disseminar e impulsionar a produção artística contemporânea da Colômbia, conta com obras de artistas consolidados e novatos em seu acervo. “Uma das principais galerias da cidade”, completa Giovanna.

Sketch Gallery

A galeria abriu as portas em Bogotá em 2013 e assim como a Casa Riegner, serve como um espaço de exibição de artistas contemporâneos emergentes. Seu foco são os desenhos e  trabalhos que tenham o papel como suporte. Fica em uma casa dos anos 1950 que foi completamente remodelada para abrigar as modernas instalações da Sketch.

ONDE COMER:

Comidas rápidas e deliciosas em Bogotá

Depois de visitar a Sketch Gallery e a Casa Reigner – as duas ficam em uma zona relativamente nova no bairro San Felipe que abriga várias galerias, vale passear por lá – a Giovanna aproveitou para conhecer um café que fica na mesma região. Optou pelo Libertario Coffee Rosters e não se arrependeu: “é maravilhoso!”

Ela também dá a dica: “Em Bogotá tem Crepes e Waffles em todos os lugares. Resolve um bom lanche fora do roteiro de alta gastronomia”.

Outro queridinho local é o Wok, especializado no prato oriental que é febre por lá, superfácil de encontrar na cidade e delicioso.

NOITE DE BOGOTÁ:

Bistrô El Bandido

Para quem quer curtir a cena noturna de Bogotá, a Giovanna indica o bar/ balada El Bandido. Ambiente agradável, com música boa e comida maravilhosa!

Andrés Carne de Res

Um dos restaurantes mais famosos de Bogotá, também funciona como balada – e como já se pode imaginar, das mais cobiçadas!! É enorme e decorado de forma irreverente, com peças garimpadas pelo dono em suas viagens. Abriu primeiramente na cidade de Chia, mas o sucesso foi tamanho que Bogotá ganhou seu próprio Andrés Carne de Res.

Fotos realizadas por...

Giovanna Nucci

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *