Casa botânica: tendência que aproxima a decoração da natureza - Studio Lab Decor
20/03/2018

Casa botânica: tendência que aproxima a decoração da natureza

O desejo por vivenciar diariamente o bem estar que só a natureza nos proporciona invadiu completamente o nosso imaginário e, consequentemente, os nossos lares. Não apenas no cercamos de flores e plantas naturais como voltamos a nos apaixonar por suas mais variadas representações. Entre elas, está a ilustração botânica, estilo de desenho com fins científicos que busca retratar com perfeição milimétrica as espécies da nossa flora.

O encontro da arte com a  ciência

Essa forma de representação da natureza é muito antiga, mas a figura do ilustrador botânico está diretamente ligada aos avanços científicos da humanidade. Era ele que ilustrava o que os olhos dos cientistas e naturalistas observavam e estudavam durante suas expedições. Hoje em dia, esses trabalhos tão detalhistas são considerados verdadeiras obras de arte.

Ilustração botânica na decoração

Reproduções de antigas ilustrações botânicas, em formato de pôster ou emolduradas, agregam uma doçura quase bucólica aos ambientes. Com jeitinho vintage, combinam com qualquer estilo. Inclusive, ficam lindas quando misturadas com elementos mais modernos.

Flores e plantas na arte contemporânea

Nem toda ilustração botânica precisa ser de caráter científico. Muitos artistas conseguem transitar livremente entre as representações exatas e os desenhos mais soltos e despretensiosos. Inclusive, a arte botânica tradicional serve de inspiração para muitos ilustradores contemporâneos que eternizam a beleza das plantas e flore em suas criações. O bacana é que muitos jovens talentos estão difundindo essa estética ao produzir prints de forma independente e acessível.

Acima, obra da designer e ilustradora brasileira Brunna Mancuso.

Na foto, quadro da artista australiana Leah Bartholomew.

Estamparia floral

A ilustração botânica não está apenas nos livros, quadros e pôsteres. Hoje em dia, é possível encontrá-las em tecidos e papéis de parede! Ótima opção para os mais arrojados e modernos.

Folhas e flores secas

Se você gosta da estética botânica e deseja acrescentar uma pitada a mais desse ingrediente no décor da sua casa, caia nas graças das flores secas. Penduradas na parede ou como guirlandas, em vasos ou até mesmo prensadas e emolduradas, elas ficam lindas e custam pouco.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *