Como cuidar das plantas durante as férias - Studio Lab Decor
19/12/2017

Como cuidar das plantas durante as férias

Vai aproveitar as férias para fazer uma viagem? Confira dicas simples para cuidar das plantas à distância!

Os cuidados com a casa antes de uma grande e esperada viagem de férias parecem nunca ter fim. Afinal, é preciso garantir que tudo esteja em ordem para evitar dores de cabeças futuras e gastos desnecessários. Além de desplugar os eletrônicos da tomada, fechar bem as torneiras, esvaziar os lixos e verificar a despensa e geladeira, garantir a saúde das suas plantas na sua ausência é fundamental. Confira abaixo 5 dicas certeiras para manter os vasos verdinhos e felizes até a sua volta.

#1 Toda ajuda é bem-vinda!

Confiar a tarefa de regar as planta a algum familiar, conhecido, vizinho ou funcionário é sempre a solução ideal durante as suas férias. Por isso, se tiver a oportunidade de contar com alguém de confiança, aproveite! Caso não consiga uma mãozinha durante esse período, parta para as nossas próximas dicas, mas nunca encharque os vasos antes de viajar na esperança de que suas plantas aguentem o tranco. Elas absorverão apenas o necessário e o excesso de água pode acabar apodrecendo as raízes.

#2 Cuidados pré-viagem

Antes de sair de casa, é importante regar todas as plantas, retirar as suas partes danificadas e folhas secas. Este simples cuidado fará com que elas precisem de menos água durante o tempo das férias.

#3 Na sua ausência, garanta regas diárias

Existem alguns métodos caseiros que recriam os sistemas de irrigação tradicionais. O melhor deles, na minha opinião, é supersimples de fazer e requer apenas uma garrafa de plástico e um alfinete. Para fazer o seu “regador automático”, basta encher a garrafa com água, fechá-la bem e fazer um pequeno furo na tampa com o alfinete. Depois, coloque a garrafa com a boca para baixo sobre cada planta para que a água caia gota a gota.

#4 Jardim saudável durante as férias

Para quem vai passar muito tempo fora de casa em viagens longas a melhor opção é investir em um sistema de irrigação automático com temporizador. São métodos mais caros, mas que valem a pena, principalmente tratando-se de jardins maiores.

#5 Design e tecnologia a serviço da jardinagem

A última sugestão envolve um pouquinho de tecnologia. Você pode recorrer às hidro jardineiras! São vasos autoirrigáveis que têm um depósito na parte inferior para fornecer a água às raízes das plantas. É uma opção duradoura e que pode ser reutilizada sempre que necessário, mas é mais cara. Cada planta precisará da sua própria floreira.

por Thaís Doria

Fotos realizadas por...

1. Urban Jungle Blogger | 2. New Darlings | 3. Futurist Architecture | 4. Jungalow | 5. Pinterest | 6. New Darlings | 7. Pinterest | 8. Pinterest | 9. Home Guides | 10. Curbed

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *