Como decorar ambientes com Ultra Violet, a Cor do Ano Pantone 2018 - Studio Lab Decor
12/12/2017

Como decorar ambientes com Ultra Violet, a Cor do Ano Pantone 2018

As cores são muito mais que meros coadjuvantes da decoração de interiores. Elas são capazes de transmitir sensações, evocar significados profundos, inspirar e até alterar o nosso humor. É por isso que a Cor do Ano Pantone tornou-se algo tão abrangente e relevante, capaz de influenciar desde os setores criativos da industria até os pequenos criadores e artistas independentes. Toda vez que ela é anunciada, designers do mundo todo escutam com atenção e desta vez não poderia ter sido diferente…

No dia 7 de dezembro, conhecemos a cor de 2018: o Ultra Violet, um tom enigmático, associado às galáxias, à criatividade, imaginação e reflexões espirituais.

Roxo místico e espiritual

Esse tom de roxo que puxa para o azul sempre esteve ligado ao misticismo e espiritualidade. Para a filosofia iogue, o violeta é a cor que representa o sétimo chakra, centro energético situado no topo da cabeça que nos conecta com o divino. Está associado à capacidade espiritual e a consciência superior do ser humano, à pratica da meditação e ao ato de transcender.

Símbolo da criatividade e da contra-cultura

O Ultra Violet também é muito relevante na cultura pop ocidental, principalmente quando relacionada à ícones da música, como David Bowie, Jimi Hendrix e Prince. Carregado de emoção e intensidade, o tom profundo de púrpura simboliza a experimentação e o não conformismo, a criatividade e a expressão artística individual.

Decorando os ambientes com Ultra Violet

Depois da euforia do primeiro vislumbre, resta saber como trazer a cor de 2018, com suas nuances púrpuras azuladas, para a decoração de maneira harmônica e atual, não é verdade? Assim como o Greenery, tom de verde que representou 2017, o tom púrpura não é uma cor que costumamos ver na decoração, pois sua combinação com outras tonalidades não é das mais simples. É fácil pesar a mão usando o roxo em conjunto com outras cores intensas, como o laranja e vermelho vivo, resultando em ambientes desconfortáveis e um tanto caricatas. Por isso, a melhor maneira de usar o Ultra Violet no décor é nos detalhes, como uma maneira de exaltar um elemento em meio ao entorno neutro e trazer mais personalidade a ele.

Confira: Decoração de Natal verde ‘Greenery’

Roxo + cores frias

Na hora de combinar o Ultra Violet com outras cores, prefira tons de roxo e lilás da mesma família ou cores frias, como o azul e o verde. Tons mais densos, como o esmeralda e safira, são ótimos, assim como o serenity blue – que já foi eleito cor do ano! O azul clarinho complementa muito bem a ousadia do roxo, acalma e adiciona equilíbrio à palheta.

Veja também: Tendência de design e décor: Rose Quartz

Confira também: Rosa Millennial: a cor do momento

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *