17/04/2018

Como decorar o espaço gourmet

espaço-gourmet-cintia-aguiar-studio-lab-decor-(5)

O décor anda de mãos dadas com a mudança de hábito das pessoas. No passado, a TV na sala era proibida, existiam salinhas separadas para tudo… E hoje, ninguém considera esta possibilidade. O mesmo aconteceu com a cozinha e o ato de cozinhar. Eles definitivamente saíram dos bastidores e conquistaram as áreas nobres das casas e apartamentos. Os maridos cozinham para as famílias, os amigos se reúnem em torno de quem prepara a refeição, enfim, cozinhar se tornou uma forma despojada de entretenimento e o espaço gourmet virou sonho de consumo.

A situação mais recorrente é o espaço gourmet ocupando a posição mais privilegiada dos terraços de apartamentos e áreas externas das residências. E é aí que a criatividade entra em ação, pois estes são ambientes mais despojados, despidos de formalidade e por isso abertos às inúmeras possibilidades. Acho interessante utilizar materiais naturais que trazem a sensação de aconchego necessária aos ambientes de convívio. Madeiras, tijolos aparentes e pedras são sempre bem-vindos. Especificar o material correto para a bancada também é fundamental, pois em geral, o espaço gourmet é associado à churrasqueira. Dependendo do orçamento da obra, meus preferidos são o granito preto, o inox e os silestones.

espaço-gourmet-cintia-aguiar-studio-lab-decor-(1)

espaço-gourmet-cintia-aguiar-studio-lab-decor-(4)

Incluir uma pitada de cor é sempre uma boa ideia. O colorido pode estar presente no mobiliário, em detalhes da decoração ou nos revestimentos de parede e piso. Se a proposta é criar um clima de fazenda antiga, lance mão da enorme variedade de estampas e cores dos ladrilhos hidráulicos. Mas se você se identifica mais com uma atmosfera retrô, todos os anos somos inundados por novas opções de azulejos decorados que fazem um contraponto muito interessante com os materiais naturais.

espaço-gourmet-cintia-aguiar-studio-lab-decor-(8)

espaço-gourmet-cintia-aguiar-studio-lab-decor-(2)

É muito importante também escolher o mobiliário adequado para áreas externas para facilitar a manutenção. Tecidos tecnológicos, madeiras tratadas e próprias para resistir ao tempo, fibras especiais e até tapetes que você jura que são naturais, mas podem ficar expostos a todo tipo de clima são opções perfeitas. E por fim, o verde! Muito verde nas plantas, nas paredes vivas e nas coleções de ervas e temperos, para trazer alegria e frescor a esse espaço onde as pessoas passam horas reunidas, jogando conversa fora, comendo, bebendo e celebrando a vida!

espaço-gourmet-cintia-aguiar-studio-lab-decor-(6)

Por Cintia Aguiar

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *