31/10/2016

COMO MONTAR UMA BRINQUEDOTECA EM CASA

decoracao-como-montar-brinquedoteca-casa-studio-lab-decor-2

Quando temos crianças em casa e espaço para tal, sempre sugiro separar um dos ambientes para fazermos uma brinquedoteca. Acredito que essa escolha preserve a organização dos quartos e concentre a bagunça saudável que a criança deve fazer no local adequado para isso.

Assim nasce um espaço que privilegia a liberdade! Tanto no seu uso, pois ele pode contemplar itens específicos do universo das crianças; quanto na escolha de materiais, cores, temas e mobiliário.

decoracao-como-montar-brinquedoteca-casa-studio-lab-decor-8

Em geral, os pais preferem colocar a TV na brinquedoteca para poupar os quartos dessa interferência e proporcionar um ambiente mais adequado ao sono dos pequenos. E aí entram os games, filmes e gadgets relacionados que aparecem em 100% dos casos.

decoracao-como-montar-brinquedoteca-casa-studio-lab-decor-3

Uma mesa para desenhar, montar legos e jogos de tabuleiros é peça fundamental. Tirar partido dos recursos de marcenaria para adaptar a altura dessa mesa de acordo com o crescimento d0s pequenos é uma boa dica! Até porque a brinquedoteca também poderá ser usada para fazer a lição de casa no futuro próximo. Eles crescem muito rápido….

decoracao-como-montar-brinquedoteca-casa-studio-lab-decor-5

Falando em marcenaria, nada como um projeto bem detalhado e customizado, que irá armazenar todos os brinquedos, jogos, fantasias e livrinhos adequadamente. É importante que esses itens fiquem sempre sob fácil e seguro acesso das crianças. Um recurso bacana é lançar mão de baús e gavetões, elementos que facilitam aquela “arrumadinha” rápida e necessária.

decoracao-como-montar-brinquedoteca-casa-studio-lab-decor-7

decoracao-como-montar-brinquedoteca-casa-studio-lab-decor-4

Acho fundamental ter espaço livre no centro da brinquedoteca para que as crianças possam deixar rolar a criatividade, desenvolvendo seus próprios cenários de brincadeiras. Para isso, aposte nos tapetes de fácil manutenção como a corda náutica, nylon ou até mesmo EVA. Fuja de materiais naturais que sujam com muita facilidade e são péssimos para as alergias infantis.

decoracao-como-montar-brinquedoteca-casa-studio-lab-decor-6

Se não houver espaço para um sofá, uma boa alternativa são os futons dobráveis feito sob medida, que fazem a mesma função e quando abertos servem para uma eventual sonequinha da tarde.

decoracao-como-montar-brinquedoteca-casa-studio-lab-decor-1

Consultar os pequenos na escolha do papel de parede é sempre muito prazeroso. E esse é o primeiro passo, pois dessa escolha surgem as cores da marcenaria e dos tecidos que vão compor a decoração. Considerando que esse é o espaço mais alegre e lúdico da casa, use e abuse das cores sem medo!!

por Cintia Aguiar 

Confira também: DICAS DE ORGANIZAÇÃO PARA QUARTOS DE MENINOS ADOLESCENTESQUARTO DE BEBÊ POR MIA ARQUITETURADECORAÇÃO DE QUARTO DE MENINO

Fotos realizadas por...

Cintia Aguiar

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *