COMO ORGANIZAR E GUARDAR AS MALAS, MOCHILAS E SACOLAS
Encontrar lugares adequados para guardar malas, mochilas e sacolas em casa é uma tarefa difícil para a maioria das pessoas. Muitos armários e closets possuem maleiros e este seria o local mais indicado para elas ficarem – uma dentro da outra e em ordem decrescente de tamanho. Assim você já economiza mais espaço e evita que elas deformem.
O ideal é que elas fiquem sempre na vertical mas, caso não seja possível, você nunca deve empilhá-las. Se você tiver um depósito, elas também podem ser guardadas neste local, sempre cobertas com capas ou dentro de sacos de TNT que protegem da poeira. Este material é indicado, pois permite a ventilação necessária para a conservação das malas. Muitas marcas de malas já vêm com o saco para guardá-las. Sugiro que vocês nunca usem sacos plásticos, pois podem criar umidade, proliferar fungos e consequentemente, mofá-las.
E como gostamos de sacolas e mochilas, não é? Quando nos damos conta, temos uma coleção! Por isso, é sempre bom fazermos uma pré-seleção para deixar guardadas as que usamos com menos frequência e termos lugares de fácil acesso, que acabam até decorando alguns ambientes, para as mais utilizadas.
Aquelas mais usadas em viagens podem ficar dobradas de maneira organizada, colocadas em prateleiras, gavetas, cestos, mas sempre protegidas da poeira e em lugares sem umidade. Se colocadas em sacos de TNT sugiro que identifiquem com etiquetas para facilitar na hora da escolha.
As mochilas das crianças podem ser guardadas de várias formas. Elas podem ser dobradas por tamanho, cores e finalidades. Eu gosto bastante de pendurá-las em ganchos decorativos ou em suportes de madeiras com ganchos no próprio quarto, brinquedoteca ou até mesmo na biblioteca. Ficam organizadas e fáceis de serem encontradas e acabam decorando o ambiente.
Vocês também podem fazer o seu próprio gancho personalizado com o nome e foto de cada criança para identificação. Fica fácil e deixa a casa organizada e divertida.
Outras sacolas podem ser colocadas em armários ou closets, dobradas dentro de gavetas, penduradas do lado de dentro das portas dos armários, e até mesmo em portas de armários na lavanderia. Você também pode pedir para seu decorador projetar um móvel específico para guardar malas, mochilas e sacolas, fazendo as divisões de acordo com sua necessidade.
Antes de guardar as malas, mochilas e sacolas menos utilizadas é sempre bom verificar se não têm nenhum objeto esquecido dentro delas e depois passar um pano no tecido e nas rodinhas. Caso o tecido esteja manchado, passe um pano úmido com detergente neutro e em seguida, retire o excesso com ourtro pano úmido. Deixe secar completamente em local ventilado ou até mesmo no sol antes de guardá-las. Já as malas de couro podem receber uma hidratação com produtos específicos para este material.
Sugiro também que verifiquem sempre o zíper. Caso ele oxide, passe uma esponja de aço macia, limpe com uma escovinha ou pano e em seguida aplique o silicone em spray – proteja o entorno antes para o spray não manchar o tecido/couro.
Com estes cuidados você encontrará as suas malas, mochilas e sacolas com facilidade e sempre em ótimo estado de conservação!
por Claudia Pimentel