01/07/2017

COMO ORGANIZAR E GUARDAR AS PEÇAS DE INVERNO

decoracao-organizacao-armario-inverno-studio-lab-decor (13)

Friozinho já chegou, hora de colocar os casacos e peças de couro para fora do armário!

decoracao-organizacao-armario-inverno-studio-lab-decor (5)

decoracao-organizacao-armario-inverno-studio-lab-decor (9)

Se durante esse processo você se deparar com alguma peça de couro mofada ou manchada, tome os devidos cuidados  para limpá-la – em primeiro lugar verifique sempre as instruções da etiqueta! Muitas vezes, você conseguirá remover as manchas, por dentro ou por fora, com um pano limpo, macio e úmido. Depois, basta usar um pano seco para tirar a umidade da peça, sempre fazendo movimentos leves e circulares.

decoracao-organizacao-armario-inverno-studio-lab-decor (4)

Se o seu casaco estiver com cheiro de mofo, deixe-o em um lugar bem ventilado e longe do sol. Esse simples passo costuma ajudar bastante! Agora, se a suas peças de couro estiverem um pouco desidratadas, existem no mercado produtos específicos para hidratá-las. Geralmente eles são vendidos em boas sapatarias e lojas de artigos de couro.

decoracao-organizacao-armario-inverno-studio-lab-decor (12)

Algumas pessoas até arriscam uma solução mais caseira quando a peça está sem o brilho natural do couro. Elas passam um pouquinho de óleo de amêndoas com uma gaze ou algodão e depois tiram o excesso com um paninho macio.

decoracao-organizacao-armario-inverno-studio-lab-decor (17)

Caso o couro tenha rachaduras, a solução é levar a peça para lojas especializadas onde eles conseguem, na maioria das vezes, recuperá-las.

Alguns cuidados básicos para evitar esses problemas com o couro são necessários. Afinal, o couro precisa de limpezas e cuidados periódicos, sabia? As peças nunca devem ser guardadas dobradas e muito menos colocadas em sacos plásticos. Elas devem ficar em cabides, sempre! Se você sentir a necessidade de protegê-las da poeira, use capas de algodão ou TNT. O lugar de guardá-las também deve ser sempre ventilado.

decoracao-organizacao-armario-inverno-studio-lab-decor (8)

decoracao-organizacao-armario-inverno-studio-lab-decor (21)

A cada três meses, aconselho colocar os artigos de couro para arejar em local ventilado e iluminado, passar também um paninho macio seco para retirar alguma poeira, um umedecido para retirar manchas e depois novamente outro totalmente seco para finalizar. Dessa maneira você consegue conservar o couro sempre em ótimo estado.

decoracao-organizacao-armario-inverno-studio-lab-decor (14)

Sugiro sempre que os cachecóis e lenços fiquem guardados em gavetas, separados por cores e tipos de material ou em cabides próprios este fim. Esses cabides costumam ter argolas para separar cada peça, evitando que amassam demais. O lugar para guardá-los também deve ser arejado.

decoracao-organizacao-armario-inverno-studio-lab-decor (20)

decoracao-organizacao-armario-inverno-studio-lab-decor (6)

decoracao-organizacao-armario-inverno-studio-lab-decor (1)

Estes itens devem ser lavados a seco na lavanderia e alguns lavados em casa manualmente com sabão líquido para roupas finas. Aconselho lavá-los antes mesmo do inverno chegar.

A mesma regra serve para as meias. Devem ser guardadas separadamente em gavetas com nichos, de modo a facilitar a escolha, seja por cores ou modelo.

decoracao-organizacao-armario-inverno-studio-lab-decor (3)

decoracao-organizacao-armario-inverno-studio-lab-decor (22)

As blusas de lã devem ser guardadas sempre dobradas em gavetas ou prateleiras. Separe as mais grossas das mais finas e, se quiser, separe-as por cores também… Facilita bastante!

decoracao-organizacao-armario-inverno-studio-lab-decor (15)

decoracao-organizacao-armario-inverno-studio-lab-decor (16)

As mantas e cobertas são mais fáceis de guardar. Você pode colocá-las em sacos plásticos a vácuo. Além de mantê-las limpas, elas ocupam bem menos espaço dessa forma.

decoracao-organizacao-armario-inverno-studio-lab-decor (19)

Particularmente acho sempre bom lavar as mantas e cobertas antes de colocá-las em uso no inverno, na lavanderia ou em casa mesmo, se as peças não forem muito grandes. A maioria delas pode ir à secadora ou se preferir, elas podem secar ao sol. Desse jeito, elas ficam bem mais macias e cheirosas para serem usadas!

decoracao-organizacao-armario-inverno-studio-lab-decor (18)

decoracao-organizacao-armario-inverno-studio-lab-decor (2)

Com estes cuidados você vai estar preparada para usar todas as suas peças de inverno.

por Cláudia Pimentel

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um comentário para “COMO ORGANIZAR E GUARDAR AS PEÇAS DE INVERNO”