30/08/2016

COMO ORGANIZAR A MESA DE TRABALHO EM 12 PASSOS

como-organizar-mesa-trabalho-13-passos (18)

Trabalhar em casa é uma prática cada vez mais comum. Mas lembre-se: sua rotina de trabalho pode ficar muito mais agradável se você tiver um espaço reservado para ela, um cantinho charmoso e funcional. A mesa de trabalho é a peça mais importante do home office e do escritório da empresa também. Além de influenciar o seu rendimento, ela pode dizer muito sobre você!

como-organizar-mesa-trabalho-13-passos (12)

DESORGANIZAÇÃO X PRODUTIVIDADE

Em primeiro lugar, é preciso entender que a desorganização atrapalha a produtividade. Apesar de existirem pessoas que juram trabalhar melhor em meio a uma “bagunça organizada”. Mas eu não tenho dúvidas… Quem consegue manter a mesa, gavetas e pastas organizadas evita perda de tempo e de documentos importantes, e com certeza ganha agilidade na execução das tarefas.

como-organizar-mesa-trabalho-13-passos (10)

PASSO A PASSO DA ORGANIZAÇÃO DA MESA

#1. Procure sempre verificar se tudo tem utilidade e descarte aquilo que não pertence ao seu trabalho. Este primeiro momento deve ser bem planejado!

como-organizar-mesa-trabalho-13-passos (4)

#2. A melhor forma de organizar papéis e documentos é classificá-los por assuntos. O ideal é que a mesa tenha a menor quantidade de papéis possível.

como-organizar-mesa-trabalho-13-passos (11)

#3. Sugiro que você tenha uma uma bela caixa ou bandeja para colocar as correspondências para as verificações diárias.

como-organizar-mesa-trabalho-13-passos (24)

como-organizar-mesa-trabalho-13-passos (1)

#4. Coloque cada coisa em seu lugar. Assim você não demora para encontrá-las e não corre o risco de perdê-las. Se você gostar, pode usar etiquetas para categorizá-las.

como-organizar-mesa-trabalho-13-passos (7)

#5. Guarde em outro local, como armários, estantes e prateleiras, os livros revistas, pastas e arquivos que você não consulta há meses.

como-organizar-mesa-trabalho-13-passos (22)

#6. Coloque canetas, lápis, borrachas, clips e demais itens de escritórios em utensílios específicos ou em um gaveteiro com separações – nunca deixe-os espalhados sobre a mesa. Depois de usá-los, coloque-os de volta no lugar!

como-organizar-mesa-trabalho-13-passos (21)

#7. Quanto menos coisas ficarem expostas melhor para tudo, inclusive para limpeza. Uma mesa cheia de pó e marcas é proibido!

como-organizar-mesa-trabalho-13-passos (14)

#8. Uma boa iluminação é fundamental. Acho importante investir em uma luminária de mesa. Existem peças lindas e decorativas bem especificas para mesas de escritório.

como-organizar-mesa-trabalho-13-passos (23)

#9. Vale a pena utilizar uma bela tela de descanso no seu computador!

como-organizar-mesa-trabalho-13-passos (2)

como-organizar-mesa-trabalho-13-passos (20)

#10. Nada de colar uma infinidade de lembretes e post-its na sua área de trabalho. Essa prática tira a concentração. Utilize a boa e velha agenda, que pode ser de papel ou virtual (existem vários aplicativos superúteis de planejamento, listas e agenda)

como-organizar-mesa-trabalho-13-passos (13)

como-organizar-mesa-trabalho-13-passos (15)

como-organizar-mesa-trabalho-13-passos (16)

#11. Outra dica importante: evite deixar moringas, copos e jarras com líquidos sobre a mesa todo tempo. Elas podem causar acidentes inesperados.

como-organizar-mesa-trabalho-13-passos (6)

#12. E para terminar: não deixe nunca a bagunça acumular. Todos os dias, antes de sair da mesa, tente arrumá-la para o dia seguinte.

como-organizar-mesa-trabalho-13-passos (5)

Prontinho! Com essas dicas aposto que você vai ter um dia de trabalho muito mais produtivo!

por Cláudia Pimentel

Fotos realizadas por...

Fotos 1, 2, 4, 7 e 17: Pinterest | 3: Grovemade | 5: Ikea | 6: West Elm | 8: A Bowl Full of Lemons | 9: Minimalist Desk | 10 e 13: The Every Girl | 11: Justin Chung | 12: To do List Hacks | 14: Stylish Setups | 15: Voir Grace | 16: target | 18: Digital Technology Labs | 19: Dimples and Tangles

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *