17/10/2017

Como organizar o espaço da churrasqueira

Para muitos, churrasco é sinônimo de confraternização! Por isso, ter um espaço totalmente dedicado ao seu preparo e integrado às áreas sociais já é uma realidade em muitos lares – casas e apartamentos.  Mas nem sempre este cantinho gourmet está bem preparado para receber, não é verdade? Mantê-lo sempre limpo e organizado facilitará muito o momento de utilizar a churrasqueira!

Utensílios limpos e em ordem

Ter sempre lugares adequados para cada utensílio deixará o preparo do churrasco mais prático. Você pode dispor as peças em prateleiras, armários, cestas, caixas de vime, etc. Mas lembre-se: tudo deve estar sempre limpo e separado de acordo com sua função.

A limpeza é parte fundamental! Sempre que a churrasqueira for utilizada, ela deve ser limpa, assim como os acessórios. Caso não consiga fazer a limpeza no mesmo dia, as grelhas, facas, garfos, espetos e pegadores devem ficar de molho em um recipiente com água e detergente.  Um bom desengordurante também ajuda muito nesta tarefa!

Projetando a churrasqueira

Se você ainda não tem este cantinho projetado e decorado, vale prestar bastante atenção em todos os detalhes para garantir um espaço funcional. É indispensável a presença de uma bancada de apoio com pia, uma boa coifa para evitar que a fumaça incomode os seus convidados e espaços bem definidos para guardar peças que sempre serão usadas neste espaço. Uma churrasqueira de qualidade e bons acessórios facilitam muito a vida do churrasqueiro da vez. Uma máquina para fazer gelo também é sempre bem-vinda!

Peças funcionais que também decoram o espaço gourmet

É possível adquirir uma infinidade de objetos temáticos para fazerem parte deste espaço. Você não pode deixar de ter famoso o kit churrasco: avental, luvas, facas, pegadores de carne, grelhas e etc. Um bom afiador de facas também é essencial, assim como os espetos e as tábuas (as de vidro ou policarbonato são as mais recomendadas por serem mais fáceis de limpar e, portanto, mais higiênicas do que as de madeira)

Termômetros específicos para carnes são acessório extra, mas que deixarão o seu kit ainda mais completo. São ideais para assar a carne perfeitamente, respeitando cada ponto. Toalhas para mãos, panos de pratos, detergente, bucha, um bom sabonete líquido para as mãos, guardanapos, papel toalha e papel alumínio também devem estar disponíveis neste espaço. Lixos para os orgânicos e reciclados também não podem faltar!

O sal grosso e outros temperos devem ficar em potinhos próprios, fechados. Meu conselho é que você tenha apenas as quantidades para serem usadas em cada evento. Assim, você evitará desperdícios.

Mesa posta para churrasco

Escolha pratos, copos, travessas e petisqueiras mais despojados. Peças coloridas, estampadas e rústicas também combinam muito bem com este ambiente. As tábuas de madeira são lindas como acessórios de mesa, assim como os bowls de cerâmica. Invista também em talheres específicos para churrasco!

Dicas extras

  • Não esqueça, sempre compre um bom carvão! Ele deve ser colocado antes dos convidados chegarem e a churrasqueira  pode ser acessa com certa antecedência. Para isto, lembre do álcool, fósforo ou acendedores específicos.
  • Sobrou carvão? Armazene-o  muito bem e longe da umidade.

Agora que você já aprendeu todas as dicas de organização da churrasqueira, você pode usar a imaginação para criar um espaço aconchegante e funcional ao mesmo tempo. Vasinhos com flores, fruteiras e outros mimos decorativos vão deixar o seu cantinho do churrasco com a sua cara e pronto para receber seus familiares e convidados com carinho e cuidado!

por Claudia Pimentel

Fotos realizadas por...

1. Estilo y Deco | 2. Archzine | 3. Country Living | 4. Pierre Jean Verger | 5. East Coast Creative blog | 6. Joshua Mikhaiel | 7. Gentlemans Gazette | 8. Top Fair

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *