26/09/2016

COMO USAR ESPELHOS NA DECORAÇÃO

como-usar-espelhos-decoracao-studio-labdecor-4

São muitas as crenças envolvendo os espelhos: do famoso “Espelho, espelho meu…” aos sete anos de azar de um espelho quebrado. Sem contar a capacidade que seu reflexo tem de neutralizar a energia do ambiente, segundo o Feng Shui.

Pode ser que nada disto faça sentido para você, mas o que não podemos negar é praticamente impossível encontrar uma casa sem espelhos. Um dos objetos mais usados na decoração pode ser também um grande aliado para solucionar questões de espaço, de estética, de funcionalidade e porque não ajudar equilibrar as energias do seu lar.

Como usar

O primeiro ponto é se preocupar com o que o espelho vai refletir. Dê sempre preferência para as áreas externas, nem que seja a própria janela do apartamento! Caso contrário você pode duplicar paredes e armários, o que aumentará a sensação de uma casa entulhada.

como-usar-espelhos-decoracao-studio-labdecor-12

Nos casos em que isto não é possível – lavabos e closets, por exemplo – tire proveito da sensaçãode amplitude que o espelho pode proporcionar.

como-usar-espelhos-decoracao-studio-labdecor-6

Quando usar

Além da sua função principal, o espelho também é usado para solucionar questões de layout em pequenos espaços. Afinal, eles duplicam o ambiente e refletem a luminosidade, o que valoriza e muito a sensação de amplitude.

Um exemplo: se a sua mesa de jantar precisa ficar encostada, o ideal é instalar um espelho da mesma largura da mesa na parede em que ela estiver escorada. Esse truque cria a ilusão de que o móvel está “solto” fazendo a sala vai parecer maior.

Espelhos também ficam ótimos pendurados sobre buffets e aparadores! Um único espelho horizontal ou uma composição simétrica fica muito agradável. Isso porque tem-se  a sensação de ver a mesa mesmo estando de costa para ela.

como-usar-espelhos-decoracao-studio-labdecor-2

Onde usar

Os espelhos são muito usados nos lavabos e halls de entrada. Nestes espaços é possível ousar um pouco mais e usá-los em sobreposição, com moldura de madeira, couro ou pergaminho.

como-usar-espelhos-decoracao-studio-labdecor-14como-usar-espelhos-decoracao-studio-labdecor-3

Também são muito usados em portas de armários fixas ou de correr, pela sua dupla funcionalidade.

como-usar-espelhos-decoracao-studio-labdecor-11

Já nos  livings, eles são menos usados pois quadros e outros adereços têm melhor aproveitamento neste ambiente de contemplação.

Tipos de espelhos

São muitos os tipos de espelhos, deste o simples colado na parede ou em móveis, de acrílico, venezianos, envelhecidos, de bronze, côncavos, convexos e retrôs.

como-usar-espelhos-decoracao-studio-labdecor-10

como-usar-espelhos-decoracao-studio-labdecor-1

como-usar-espelhos-decoracao-studio-labdecor-5

Espelhos envelhecidos são lindos, embora muita gente torça o nariz quando encontram manchas do tempo na superfície. Esta textura pode ser muito legal, desde que seja com uma intenção decorativa e não de uso constante.

Irmãos Campana e Sergio Rodrigues são designers brasileiros que produziram espelhos lindíssimos, cada um no seu tempo e com sua proposta diferenciada. Enquanto os Irmãos Campanas ousam na sobreposição de peças, Sergio Rodrigues utilizou madeira jacarandá como base de sua criação.

como-usar-espelhos-decoracao-studio-labdecor-16

Dicas

Se seu ambiente é mais contemporâneo, tente fazer um contraponto com um espelho mais clássico. O inverso também é legal: espelhos com linhas retas no décor clássico ajudam a equilibrar o visual do ambiente.

Pouco usual, mas com um resultado impactante: usar espelhos em paredes de jardim de inverno traz uma sensação de um “jardim infinito” muito agradável e bela!

como-usar-espelhos-decoracao-studio-labdecor-15

como-usar-espelhos-decoracao-studio-labdecor-18

Em lavabos e halls, dê preferência a espelhos com molduras. Eles ganham certa importância quando montados desta forma.

como-usar-espelhos-decoracao-studio-labdecor-13

Sempre encontramos boas opções de espelhos com estes acabamentos nas lojas Kartell, Beraldin, Etel, Firma Casa, entre outras.

Molduras

Se você quiser e gostar, pode montar seu próprio espelho. As lojas de molduras, como Fast Frame e Moldura Minuto, têm infinitas possibilidades para todo tipo de estilo.

Molduras de espelho no próprio espelho também são bem legais! Os espelhos venezianos são um exemplo disto, porém uma moldura simples e clean também trará um resultado muito agradável e diferenciado para o décor.

como-usar-espelhos-decoracao-studio-labdecor-8

Experimente as possibilidades e sensações que os espelhos nos trazem. Temos certeza que o resultado será incrível!

por In house Designers

Depois dessa superaula sobre espelhos, confira também: TUDO QUE VOCÊ GOSTARIA DE SABER SOBRE TAPETES

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *