06/02/2016

CURIOSIDADES SOBRE O CARNAVAL – NO BRASIL E NO MUNDO!

by-the-way-carnaval-brasil-mundo (23)

Engana-se quem acha que o Brasil é o “País do Carnaval”! A famosa expressão é muito usada por estrangeiros para caracterizar a nossa cultura enfatizando a alegria e festividade do povo, mas a nossa principal festa popular está longe de ser uma criação brasileira. A celebração tem origem na antiguidade clássica, mas chegou até nós no período colonial, por influência portuguesa. Incorporada pelas tradições do cristianismo, marca um período de festas que se estendia até a quarta-feira anterior à quaresma – este sentido de liberdade e subversão se mantem no nosso Carnaval contemporâneo.

CARNAVAL DE VENEZA:

by-the-way-carnaval-brasil-mundo (1)

O Carnaval de Veneza é um dos mais famosos e teve seu início no século XVI, quando os nobres usavam mascaras para saírem às ruas como desconhecidos. A festa que acontece até hoje tem duração de 10 dias e conta com elegantes bailes de máscara à noite e desfiles pela cidade durante o dia. As fantasias dos famosos personagens da Commedia dell’Arte Arlequim, Pierrot e Colombina, usadas no nosso carnaval, vieram da festa veneziana!

by-the-way-carnaval-brasil-mundo (26)

by-the-way-carnaval-brasil-mundo (11)

CARNAVAL DE NICE:

by-the-way-carnaval-brasil-mundo (22)

O Carnaval de Nice existe desde o século VIII e foi inspirado no Carnaval de Veneza. Enquanto os bailes de máscaras se destacavam na Itália, na frança o carnaval era das flores. Isso porque toneladas de pétalas eram distribuídas para os foliões e decoravam os cenários e carros alegóricos. O Rei Momo é uma figura recorrente no carnaval de Nice, assim como bonecos gigantes que lembram muito os tradicionais de Olinda.

by-the-way-carnaval-brasil-mundo (20)

by-the-way-carnaval-brasil-mundo (4)

CARNAVAL DE NOVA ORLEANS:

by-the-way-carnaval-brasil-mundo (17)

O termo Mardi Gras, que dá nome ao carnaval de Nova Orleans, nos EUA, tem origem francesa. Ele significa “terça-feira gorda”, ou seja, o último dia de fartura antes da quarta-feira de cinzas e da quaresma. Por aproximadamente 2 semanas antes da terça-feira de Carnaval, os foliões se divertem pelas ruas com os desfiles levando participantes fantasiados, que jogam colares e contas coloridas para as multidões.

by-the-way-carnaval-brasil-mundo (24)

by-the-way-carnaval-brasil-mundo (22)

by-the-way-carnaval-brasil-mundo (18)

CARNAVAL NO BRASIL:

Marchinhas, desfiles, escolas de samba, bloquinhos, trio-elétrico… Existem inúmeras maneiras de aproveitar o carnaval por aqui, mas tudo começou com o entrudo, festa de rua de origem portuguesa em que as pessoas jogava farinha, ovos, água suja, entre outras coisa, uma nas outras.

by-the-way-carnaval-brasil-mundo (20)

Com o tempo, a folia foi se transformando e no final do século XIX surgiram os primeiros blocos carnavalescos, cordões e “corsos”. As pessoas tomavam as ruas vestindo fantasias e desfilando em carros decorados – está ai a origem dos carros alegóricos!

by-the-way-carnaval-brasil-mundo (21)

by-the-way-carnaval-brasil-mundo (25)

A partir da década de 1930, com a ajuda das marchinhas, o carnaval começou a crescer e se tornar uma festa popular superanimada. Depois disso, vieram as escolas de samba no Rio de Janeiro – a primeira delas, a Deixa Falar, foi criada pelo sambista Ismael Silva e mais tarde se transformou na Estácio de Sá. Muitas outras começaram a aparecer no Rio e em São Paulo, o que culminou nos desfiles que vemos hoje.

by-the-way-carnaval-brasil-mundo (16)

BANNER-DESTAQUE-SECUNDARIO-carnaval

Enquanto no Rio e SP o carnaval foi parar nos sambódromos, no nordeste a tradição do carnaval de rua prevaleceu ao som do frevo, maracatu e axé. Os músicos baianos Dodô e Osmar, foram os precursores do trio-elétrico. Eles equiparam um carro com alto-falantes e saíam tocando pelas ruas de Salvador. A brincadeira fez sucesso e no ano seguinte, acompanhados por Themístocles Aragão, voltaram para a folia, mas agora como um “trio-elétrico” propriamente dito.

by-the-way-carnaval-brasil-mundo (21)

by-the-way-carnaval-brasil-mundo (15)

Hoje, os bloquinhos de carnaval voltaram a brilhar em São Paulo, Minas e no Rio de Janeiro e se transformaram na folia preferida dos jovens.

01by-the-way-carnaval-brasil-mundo

01by-the-way-carnaval-brasil-mundo (2)

01by-the-way-carnaval-brasil-mundo (1)

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *