21/01/2016

DAVID BOWIE: LIVROS E DISCOS INDISPENSÁVEIS

LIVRO-DAVID-BOWIE---FOTO-Julia_Ribeiro

No dia 10 de janeiro de 2016 o mundo perdeu um dos seus maiores astros, o “Camaleão do Rock”, David Bowie. O cantor, compositor e produtor britânico havia acabado de completar 69 anos e de lançar Blackstar (★), seu 25º álbum de estúdio. Criativo e inovador, Bowie foi capaz de transitar pelas décadas ao reinventar-se constantemente, impregnando novas nuances à sua sonoridade e facetas a sua persona. Não é à toa que a sua influência ultrapassou os limites da música e marcou também o universo da moda, da cultura pop, das artes e estilos de vida.

Para homenagear esta verdadeira lenda, preparamos uma lista de livros e discos indispensáveis para quem deseja conhecer ou se aprofundar na carreira e vida de David Bowie. Confira:

david-bowie-livros-albuns-studio-lab-decor-03

Livro: David Bowie Está Aqui

Autor: vários

Sinopse: David Bowie está aqui foi publicado por ocasião da exposição homônima, montada originalmente no Victoria and Albert Museum, em Londres, e que passou também pelo Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, no início de 2014. É o primeiro livro produzido com acesso irrestrito ao The David Bowie Archive, o arquivo pessoal do artista, recheado de letras originais, figurinos, fotos e objetos. Ele traz textos escritos pelos curadores do Victoria and Albert Museum sobre a influência de Bowie no mundo da moda, além de ensaios sobre música, cinema, a questão do gênero, entre outros.

david-bowie-livros-albuns-studio-lab-decor

Livro: David Bowie e os Anos 70 – O Homem Que Vendeu o Mundo

Autor: Peter Doggett

Sinopse: O Homem Que Vendeu o Mundo analisa com profundidade um recorte da obra de Bowie, que vai do single “Space Oddity” (1969) ao álbum Scary Monsters (and Super Creeps) (1980). O crítico Peter Doggett discorre sobre todos os álbuns lançados e músicas gravadas pelo músico durante o período.

david-bowie-livros-albuns-studio-lab-decor-02

Livro: Ziggyology

Autor: Simon Goddard

Sinopse: Simon Goddard analisa a breve existência de Ziggy Stardust, personagem incorporado por David Bowie que se tornou um verdadeiro ícone da cultura pop, mas que Bowie eventualmente precisou se desvencilhar. O livro mostra quais foram as principais influências que trouxe Ziggy à vida.

david-bowie-livros-albuns-studio-lab-decor-01

Livro: The Complete David Bowie

Autor: Nicholas Pegg

Sinopse: Aclamado pela crítica, The Complete David Bowie é considerado por muitos como a principal fonte de análise e informação sobre todas as facetas da carreira do músico. Abrangendo toda a sua biografia em uma linha do tempo completa e listando as músicas de A a Z, o livro discute e disseca todo e qualquer desenvolvimento na carreira mais fascinante do rock.

david-bowie-livros-albuns-studio-lab-decor-06

Disco: The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars

Ano: 1972

The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars é o quinto álbum de estúdio de David Bowie. A obra conta a história de Ziggy Stardust, alter ego de Bowie, um alienígena rock star que vem à terra como um mensageiro. Por diversas vezes, foi considerado um dos maiores álbuns de todos os tempos e o melhor da carreira de Bowie. Entre as músicas, estão os clássicos Starman, Ziggy StardustSuffragette City.

david-bowie-livros-albuns-studio-lab-decor-05

Disco: Let’s Dance

Ano: 1983

Let’s Dance é o décimo quinto álbum de estúdio de David Bowie. O disco marca o início da mudança de rumos na carreira do músico, que começa a abandonar o Glam Rock e a se aproximar da new wave. Sucesso comercial, tornou-se o álbum mais vendido da Bowie. Entre os hits estão Modern Love, Let’s Dance e China Girl.

david-bowie-livros-albuns-studio-lab-decor-07

Disco: Young Americans

Ano: 1975

Young Americans é o nono álbum de estúdio de David Bowie. O som é carregado de influências de soul e black music dos anos 1970, que na época estava fazendo muito sucesso e se tornou uma obsessão do músico. Entre as faixas memoráveis estão Fame, Young Americans e Somebody Up There Likes Me.

david-bowie-livros-albuns-studio-lab-decor-04

Disco: Hunky Dory

Ano: 1971

Aclamado pela crítica, Hunky Dory, quarto álbum de estúdio do músico, é visto como um dos seus melhores trabalhos. O próprio Bowie o considerava o disco mais importante da sua carreira! Nele, estão os hits Changes e Life on Mars.

david-bowie-livros-albuns-studio-lab-decor-08

 

Disco: Blackstar

Ano: 2016

Blackstar é o último disco da carreira do lendário David Bowie, lançado em 8 de janeiro deste ano, dia em que completou 69 anos e dois dias antes de sua morte. Com influências de jazz, o álbum foi muito bem recebido pela crítica e público. Já bateu record de vendas e alcançou primeiro lugar nas paradas musicais da Grã-Bretanha. Blackstar e Lazarus são os destaques.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *