19/03/2016

DIFERENÇAS ENTRE CERÂMICA, PORCELANA E FAIANÇA

diferenca-ceramina-porcelana-faianca-studio-lab-decor-11

Já se perguntou quais são as diferença entre cerâmica, porcelana e faiança? Olhos treinados conseguem distinguí-las, mas a maioria de nós tem dificuldade em diferenciar quais peças são feitas de um material ou de outro.

Basicamente, a porcelana e a faiança são tipos de cerâmica. O que as difere é a sua composição.

Podemos dizer que a cerâmica é o elemento puro, a argila, sem adição de outros componentes. Material milenar, era muito utilizado por povos da antiguidade, primeiramente como matéria-prima para a feitura de peças utilitárias básicas, que com o tempo foram ganhando detalhes mais primorosos, como alças, relevos e desenhos. A argila também era transformada em objetos decorativos por artesãos. Hoje em dia, a cerâmica continua sendo muito utilizada para a criação de jogos de louça, vasos, esculturas e até mesmo revestimentos, como os ladrilhos e azulejos.

diferenca-ceramina-porcelana-faianca-studio-lab-decor-08

diferenca-ceramina-porcelana-faianca-studio-lab-decor-10

diferenca-ceramina-porcelana-faianca-studio-lab-decor-07

diferenca-ceramina-porcelana-faianca-studio-lab-decor-09

A porcelana, do italiano porcellana, é uma variedade de cerâmica dura, branca e às vezes translúcida. Ela é preparada a partir de uma mistura de caulim, feldspato e quartzo. Surgiu pela primeira vez na China, durante a dinastia Tang, e era chamada de Yao. Ela se difere de outros tipos de cerâmica pela sua vitrificação, transparência, resistência e, principalmente, por não ser porosa, ou seja, ela não absorve água ou resíduos de alimentos. Da China, a porcelana se difundiu por outros países da Ásia e Europa. A produção francesa teve início no final do século XVII em Rouen e Saint-Cloud. Em 1725 surgiu a manufatura Chantily e em 1738 a Vincennes, que deu origem à manufatura real emSévres. As técnicas também se aprimoraram na Inglaterra, em Portugal, na Espanha e Alemanha.

diferenca-ceramina-porcelana-faianca-studio-lab-decor-12

diferenca-ceramina-porcelana-faianca-studio-lab-decor-04

diferenca-ceramina-porcelana-faianca-studio-lab-decor-03

diferenca-ceramina-porcelana-faianca-studio-lab-decor-02

Já a faiança é uma espécie de cerâmica branca menos rica em caulim que a porcelana e também menos pura. Elas são bastante resistentes, mas muito porosas, por isso necessitam passar por um processo de esmaltação. É por essa razão que as faianças acabam ganhando um tom marfim ou creme e que também, com o tempo, ganham um aspecto craquelado. Isso acontece porque a temperatura de cozimento da faiança é mais baixa do que a usada na porcelana. Assim, ao invés do esmalte se fundir à peça, ele a reveste como uma casca. A produção portuguesa e italiana são as mais conhecidas e tradicionais.

Tanto as peças de cerâmica, como as porcelanas e faianças são lindas e atemporais, por isso valem o investimento. Que tal começar uma coleção?

diferenca-ceramina-porcelana-faianca-studio-lab-decor-13

diferenca-ceramina-porcelana-faianca-studio-lab-decor-01

diferenca-ceramina-porcelana-faianca-studio-lab-decor-06

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um comentário para “DIFERENÇAS ENTRE CERÂMICA, PORCELANA E FAIANÇA”