27/10/2016

EXPOSIÇÃO ‘PÁLPEBRAS’ REÚNE OBRAS INÉDITAS DE TUNGA NA GALERIA MILLAN

arte-exposicao-tunga-galeria-millan-studio-lab-decor-2

O artista pernambucano Tunga trabalhava no que seria a sua próxima exposição quando faleceu precocemente, aos 64 anos, em julho deste ano. Para dar continuidade aos seus planos, a Galeria Millan abriu no dia 15 de outubro a mostra “Pálpebras”, que reúne algumas obras inéditas ou pouco vistas no Brasil. O Studio LAB visitou a expo que ocupa a sede da galeria e também o anexo, inaugurado em 2015.

As criações de Tunga são impactantes e circulares, ou seja, atemporais. Sua produção dos anos 70 continua extremamente relevante hoje, da mesma forma que seus trabalhos mais recentes relacionam-se com seu passado. O artista trabalhou muito com as formas orgânicas que remetem ao corpo, à sensualidade e ao feminino e masculino, elementos que estão muito presentes em “Pálpebras”.

arte-exposicao-tunga-galeria-millan-studio-lab-decor-18

Na sede original da Millan, estão os “Phanógraphos”, que representam pequenas variações da série “Cooking Crystals” (2010), pouco vista por aqui. São espécies de caixas que servem como suporte para garrafas, cálices, pedras e algumas vezes elementos escatológicos, lembrando um experimento de laboratório ou a prática de alquimia.

arte-exposicao-tunga-galeria-millan-studio-lab-decor-19

arte-exposicao-tunga-galeria-millan-studio-lab-decor-20

arte-exposicao-tunga-galeria-millan-studio-lab-decor-22

arte-exposicao-tunga-galeria-millan-studio-lab-decor-21

Desenhos

Ainda na sede, mas no segundo andar, é possível conferir cerca de seis desenhos feitos pelo artista. São traços lindíssimos que trabalham questões originárias, com representações de úteros, ovários…

arte-exposicao-tunga-galeria-millan-studio-lab-decor-1

arte-exposicao-tunga-galeria-millan-studio-lab-decor-11

Esculturas

A série “Morfológicas” toma conta do anexo, espaço que comporta com mais conforto instalações maiores. Como a escultura “Aos seus pés”, que tem sete metros de altura e está disposta logo na entrada do espaço.

14826319_1417570761603840_1850485103_n

As esculturas surreais e muitas vezes eróticas representam corpos fragmentados formados por dedos, elemento fálico que se repete em diversas obras de Tunga. Junto a eles o artista trabalha formas sinuosas, como orifícios e depressões, que lembram a genitália feminina.

As esculturas em resina ocupam duas mesas cobertas de pó de gesso. Essas obras, conforme forem vendidas, ganharão acabamento em bronze.

arte-exposicao-tunga-galeria-millan-studio-lab-decor-9

arte-exposicao-tunga-galeria-millan-studio-lab-decor-6

arte-exposicao-tunga-galeria-millan-studio-lab-decor-7

arte-exposicao-tunga-galeria-millan-studio-lab-decor-5

arte-exposicao-tunga-galeria-millan-studio-lab-decor-14

arte-exposicao-tunga-galeria-millan-studio-lab-decor-3

arte-exposicao-tunga-galeria-millan-studio-lab-decor-10

Luz e sombra

Tunga também trabalhou muito com formas inicialmente abstratas, mas ambíguas. As obras se transformam com a incidência de luz, criando um jogo interessante de sombra e formando contornos fora dela, no reflexo na parede. O formato curvilíneo dessas peças mais uma vez remete ao corpo feminino.

arte-exposicao-tunga-galeria-millan-studio-lab-decor-15

arte-exposicao-tunga-galeria-millan-studio-lab-decor-13

arte-exposicao-tunga-galeria-millan-studio-lab-decor-12

arte-exposicao-tunga-galeria-millan-studio-lab-decor-16

arte-exposicao-tunga-galeria-millan-studio-lab-decor-17

Pálpebras” é uma mostra Incrível! Por isso, programe-se e aproveite o fim de semana para visitá-la. Ela permanecerá em cartaz na Galeria Millan e no Anexo Millan (Rua Fradique Coutinho, 1360) até dia 12 de novembro. Não perca!

Fotos realizadas por...

Luciana Pimentel

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *