21/03/2018

A imperdível exposição de Basquiat no CCBB-SP

Após São Paulo, a retrospectiva itinerante do artista americano seguirá para o Brasilia,Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

O tempo está acabando… Quem ainda não foi conferir de pertinho as obras icônicas de Jean-Michel Basquiat, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo, tem até o dia 7 de abril para se programar!

A mostra, que tem entrada gratuita, reúne cerca de 80 obras do acervo particular do magnata Jose Mugrabi, um dos maiores colecionadores de Basquiat e Andy Warhol. Esta é a maior retrospectiva do artista a passar pelo país trazendo trabalhos produzidos em todas as fases da sua breve carreira. Além da arte incomparável de Jean-Michel Basquiat, o que também agrada muito na exposição é a ambientação que faz referência  à cidade de Nova York dos anos 80.

Para quem não está familiarizado com a trajetória de Basquiat é importante saber que ele foi um pintor norte-americano de ascendência afro-caribenha que atuou durante as décadas de 1970 e 1980 em Nova Iorque. O jovem era um dos poucos artistas afro-americanos em um universo artístico predominantemente branco.  Muitos críticos e especialistas consideram que sua produção faz parte do neoexpressionismo, movimento que recoloca a figura do artista (e suas emoções) como parte fundamental da obra.

O caos da cidade, a arte urbana e a marginalização estão presentes em suas criações desde o início de sua carreira, quando ao lado do amigo Al Diaz pintava frases sob o pseudônimo SAMO (de same old shit) pelos ruas da cidade. Depois disso, sua ascensão foi meteórica, alcançando reconhecimento ainda em vida. Era muito amigo de Andy Warhol com quem produziu quadros em parceria – alguns de seus últimos trabalhos. Morreu de overdose em agosto de 1988, com apenas 27 anos.

Depois de passar por São Paulo, a mostra Jean-Michel Basquiat Obras da Coleção Mugrabi passará pelas sedes do CCBB de Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Jean-Michel Basquiat Obras da Coleção Mugrabi

Quando: Até 07/04/2018

Onde: CCBB – SP | Rua Álvares Penteado, 112 – Centro

Infos: culturabancodobrasil.com.br

 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *