28/11/2017

Mostra Gianfranco Ferré: uma exposição de joias diferente de tudo que já vi

Torino sedia a primeira mostra de joias ornamentais do estilista Gianfranco Ferré – até fevereiro de 2018, em um dos mais belos palácios da Itália.

Muito antes de se afirmar no mundo da alta costura, o estilista italiano Gianfranco Ferré começou a carreira desenhando e construindo acessórios em diferentes materiais, como pedras coloridas, metais esmaltados, conchas, madeira, cerâmica, cristais Swarovski, ferro, bronze e cobre. Foi influenciado pelo rico design de joias da Índia, onde viveu e trabalhou por longos períodos, até o nascimento de sua linha Prêt-à-Porter de roupas femininas, em 1978.

Ao visitar a exposição, minha primeira impressão foi exatamente a de estar vendo a riqueza e exuberância das joias dos antigos marajás indianos do século 18!

Beleza das joias em destaque

Juntar a riqueza dos objetos e a imponência do salão do Palazzo Madama, um dos mais importantes palácios da Itália, foi um desafio e tanto para Franco Raggi, organizador da exposição. A ideia, segundo ele, era não competir com a suntuosidade do espaço e sim criar um ambiente de contraste e penumbra, onde somente as joias ornamentais fossem iluminadas. Por isso, Raggi decidiu dispor os objetos dentro de enormes gaiolas de ferro rústicas.

Ama design de joias? Então, confira também: No bureau de Louis Cartier

A primeira paixão de Ferré

A mostra “Ferré sotto un’altra luce” (Ferré sob uma outra luz) é um tributo ao início de sua carreira, uma lembrança do primeiro amor do estilista pelos ornamentos do corpo. Para ele, os acessórios estão intimamente ligados à história da humanidade, desde a época pré-histórica até os dias atuais. “As joias tiveram no passado um valor representativo extraordinário, como símbolos de riqueza, poder, prestígio e autoridades”, dizia.

Os 200 objetos expostos em Torino, pela primeiríssima vez, foram realizados entre 1980 e 2007, e até então eram usados apenas como complementos nos desfiles do estilista. Entre os acessórios, estão também alguns modelos de roupas-joias, peças que de certa forma, sintetizam as duas maiores paixões do estilista.

Serviço:

A exposição  “Ferré sotto un’altra luce” faz parte da semana de design de Torino, cidade que recebeu o título de “Creative City UNESCO for Design”, concedido pela “World Design Organization.

Onde: Museu Palazzo Madama | Piazza Castello, 10122 Torino TO, Itália

Quando: até 19 de fevereiro de 2018

Infos: palazzomadamatorino.itFacebook.com/palazzomadamatorino

Uma oportunidade imperdível para os apaixonados por design de joias, em uma das mais belas cidades do norte da  Itália!

por Andrea Martins

Fotos realizadas por...

Andrea Martins | Facebook.com/palazzomadamatorino (Reprodução)

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *