MUSEUS PARA VISITAR NO RIO DE JANEIRO
Sim, visitar museu no final de semana no Rio de Janeiro é um programa muito legal! Neste último pude curtir muito dois museus que estava louca para conhecer: Museu do Amanhã e O Museu de Arte do Rio (MAR). A região portuária, onde estão localizados, está sendo recuperada e muito já mudou por lá! O entorno está ótimo para visitação e em breve todo o complexo, denominado Porto Maravilha, estará finalizado com restaurantes, lojas, prédios comerciais e até VLTs (veículos leves sobre trilhos).
Inaugurado no final de 2015, o Museu do Amanhã tem uma arquitetura futurista incrível. Projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, o edifício foi inspirado nas bromélias do Jardim Botânico, mas estando lá a sensação é de estar num grande navio ancorado sobre a Baía de Guanabara. Um espetáculo!
Por dentro é ainda mais instigante. Muito bem distribuído e bastante interativo, tem grandes estações com instalações audiovisuais de informações climáticas, comportamentais, existenciais e com pertinentes questões sobre “Que amanhãs podemos imaginar em nossas vidas?”.
Toda a equipe é muito bem treinada e simpática. A loja do museu é uma graça – adoro lojinhas de museu – e a cafeteria é um local gostoso para aquele lanchinho no final do passeio.
Atravessando a praça está o Museu de Arte do Rio (MAR), complexo de arte e educação distribuído em edifícios de estilos diferentes que estão interligados por uma rampa e cobertura de concreto.
Um projeto maravilhoso da Jacobsen Arquitetura que teve o desafio de unir as construções existentes de estilos totalmente distintos e que conseguiu fazer isto com maestria, colocando uma cobertura de concreto que parece ter a leveza de uma folha de papel sulfite.
Também com uma equipe muito simpática e bem treinada, começamos a visita pelo mirante do edifício modernista. A vista privilegiada faz o grande Museu do Amanhã, que fica muito próximo, ficar pequenino.
Atravessamos a rampa e passeamos pelos quatro andares de exposição que misturam obras contemporâneas de Adriana Varejão e Adriana Duque com peças históricas, arte cinética e fotografias.
Indico muito o restaurante Mauá do Museu de Arte do Rio, com menu maravilhoso e muito saboroso!
Uma delicia de passeio!!