15/02/2017

No bureau de Louis Cartier

viagem-paris-maison-cartier-isabella-blanco-studio-lab-decor (5)

A Rue de la Paix, em Paris, sempre foi famosa pelo comércio de alto luxo, tradição iniciada no século XIX com a Maison de Charles Worth, o pai da alta costura. Depois, pouco a pouco, as joalherias foram se instalando na região e lá permanecem até hoje. Uma das primeiras foi a Cartier, inaugurada em 1899 no numero 13 da Rue de la Paix, a mesma rua que desemboca na Place Vendôme, o paraíso dos amantes da alta joalheria e a maior quilatagem de pedras preciosas por metro quadrados do mundo.

Por dentro da Maison Cartier

Em minha última viagem a Paris, tive o privilégio de conhecer algumas das áreas mais reservadas da Maison Cartier, nem sempre acessíveis ao público (abro aqui um parêntese para dizer o quanto Cartier influenciou meu gosto pelas joias desde pequena. Para mim, é o melhor criador de todos os tempos e minha fonte eterna de inspiração. O mestre do art déco sempre me fascinou).

viagem-paris-maison-cartier-isabella-blanco-studio-lab-decor (9)

O bureau

Guiada por Rafael Lupo Medina, brasileiro radicado há 20 anos em Paris e há 13 na Cartier, conheci os dois andares da bela loja de 600 m², em especial o bureau do próprio Louis Cartier. Era lá onde o mestre se encerrava para criar e também receber seus clientes VIPs; reis, rainhas, políticos de alta esfera, magnatas, astros e estrelas de Hollywood. A emoção foi tamanha que não resisti: depois de pedir licença a meu anfitrião, sentei-me na cadeira de Louis Cartier para um registro fotográfico. Momento mais inspirador impossível.

viagem-paris-maison-cartier-isabella-blanco-studio-lab-decor (11)

viagem-paris-maison-cartier-isabella-blanco-studio-lab-decor (10)

Joias com história

Também pude visitar a sala das joias vintage, onde uma parede decorada com desenhos originais de época me encantou. O famoso colar de ametistas e turquesas ao estilo art déco, desenhado sob encomenda para Duquesa de Windsor, ocupava lugar de honra no centro da parede.

viagem-paris-maison-cartier-isabella-blanco-studio-lab-decor (7)

viagem-paris-maison-cartier-isabella-blanco-studio-lab-decor (6)

viagem-paris-maison-cartier-isabella-blanco-studio-lab-decor (4)

viagem-paris-maison-cartier-isabella-blanco-studio-lab-decor (3)

Novidades da Cartier

Depois dessa viagem histórica ao passado, conheci a nova coleção da marca, batizada de Cactus, com braceletes e anéis traduzindo fielmente as formas orgânicas da espécie.

viagem-paris-maison-cartier-isabella-blanco-studio-lab-decor (8)

Ao me despedir de Medina, deixei a Maison levando comigo a imagem da imponente fachada em mármore negro, que soube ter sido idealizada pelo próprio Luis Cartier.

viagem-paris-maison-cartier-isabella-blanco-studio-lab-decor (2)

por Isabella Blanco

Fotos realizadas por...

Isabella Blanco

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *