Origem e curiosidades sobre a árvore de Natal
A Árvore de Natal é um dos mais populares símbolos natalinos. No Brasil e em diversas partes do mundo, é comum encontrarmos lares com pinheirinhos adornados, iluminados e rodeados de presentes durante essa época do ano. No entanto, você já se perguntou quando e como essa tradição nasceu?
Não consegue assistir ao vídeo? Então, clique no link: http://bit.ly/2kzIljU
Origem da árvore de Natal
Não é possível dizer ao certo quando foram utilizadas as primeiras árvores de Natal. No entanto, sabe-se que a prática nasceu antes mesmo do cristianismo, ou seja, como uma tradição pagã. Tudo indica que o ritual está ligado à celebração do solstício de inverno no hemisfério norte, data que marca a chegada da estação mais fria do ano. Para diversos povos antigos, principalmente aqueles que enfrentavam invernos rigorosos, este era um período muito difícil. Mas as árvores e folhas que permaneciam verdes serviam como um recado de que a natureza estava viva e que novos ciclos de vida viriam.
São Bonifácio
No início do século XVIII, o monge beneditino São Bonifácio tentou acabar com uma crença pagã que havia na Turíngia, para onde fora como missionário. Sem sucesso, ele decidiu cortar o pinheiro sagrado, adorado pelos locais, associou o formato triangular da árvore à Santíssima Trindade e as folhas resistentes e perenes à eternidade de Jesus.
Martinho Lutero
Outra teoria diz que a tradição da árvore de Natal começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Certa noite, enquanto caminhava por uma floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve e emoldurados pelas estrelas. Para eternizar essa imagem em sua casa, ele a reproduziu com galhos de árvore decorados com velas, algodão e outros enfeites.
Árvore de Natal moderna
A prática de montar a Árvore de Natal se espalhou mundo afora. Durante o século 19, ela foi adotada nos países europeus e nos Estados Unidos, mas foi apenas no século seguinte que a tradição chegou à América Latina!
Porque pinheiros?
Por ser uma espécie de arbusto sempre-verde, ou seja, que não perde as folhas durante o inverno, os pinheiros acabaram se tornando a árvore mais utilizada nas tradições natalinas. Algumas teorias indicam que o pinheiro enfeitado foi utilizado pela primeira vez na Alemanha!
Existe um dia certo para montar a árvore?
A data para montar a árvore varia de lugar para lugar… Nos Estados Unidos, por exemplo, muitas famílias aproveitam o feriado de Ação de Graças, no final de novembro, para dar o start nas preparações para o Natal. Já em Portugal, o dia certo para a tarefa é 8 de dezembro, quando se comemora o Dia da Imaculada Conceição.
Em alguns países da Europa, como a Inglaterra, e até mesmo aqui no Brasil, a montagem da árvore coincide com o início do Tempo do Advento. Para os cristãos, esse é um momento de preparação, alegria e expectativa pelo nascimento de Jesus Cristo. Como o Advento começa quatro domingos antes do Natal, em 2016 ele aconteceu no dia 27 de novembro. Então, se você ainda nem começou a pensar na sua árvore, corre para colocar a tarefa em dia, hein!
E para desmontá-la?
Essa resposta é mais conhecida… Tradicionalmente, o dia de desmontar a árvore de Natal é 6 de janeiro, quando é celebrado o Dia de Reis. Para quem não sabe, essa é a data em que o menino Jesus recém-nascido recebe a visita dos Três Reis Magos, em Belém.
Gostou de saber mais sobre a tradição da Árvore de Natal? Pois agora chegou a hora de entrar de cabeça no clima natalino: DECORAÇÃO DE NATAL: ENFEITES PARA CASA TODA!, CENTROS DE MESA NATALINOS FEITOS COM VELAS E FOLHAGENS e MESA DE NATAL COM INSPIRAÇÃO ESCANDINAVA