28/11/2016

Pianos como parte da decoração

pianos-decoracao-studio-lab-decor-7

Pensar nos pianos como parte da decoração parece algo inusitado hoje em dia. Mas saiba que antigamente o instrumento era figurinha carimbada em praticamente todos os lares de classe média, um verdadeiro objeto de desejo, símbolo de prosperidade e status. Afinal, para as jovens do século 19, saber cantar e tocar piano eram considerados feitos notáveis.

Objetos indispensáveis nas salas vitorianas

Para afirmar a posição social da família, os pianos tinham lugar de destaque nas salas vitorianas, dividindo o espaço com as demais mobílias. Mais do que isso, eles eram completamente integrados ao ambiente no sentido decorativo e serviam de apoio para objetos, como vasos e porta-retratos.

Com o passar do tempo, esse costume tornou-se antiquado e os pianos acabaram jogados para escanteio. Muitas famílias se livraram dos robustos instrumentos para ganhar espaço em casa ou encontraram um cantinho mais reservado para ele.

piano-venda

Como usá-los na decoração de hoje?

Se você herdou um charmoso piano de algum ente querido não precisa de maneira alguma encará-lo como um elefante branco. Com alguns cuidados, ele pode ficar lindo usado como peça decorativa – quem sabe a presença dele no cômodo não te encoraje a aprender a dedilhar alguns acordes, não é verdade?

Já estuda música e quer investir em um piano? As nossas dicas vão te ajudar também 😉 Olha só:

#1 Encare-o como um móvel

Assim como as mesas, sofás e poltronas, é preciso pensar com cuidado na disposição de um piano no ambiente. Tenha as medidas do instrumento em mãos antes mesmo de pensar no layout. Essa etapa evitará problemas de circulação e deixará mais simples a tarefa de harmonizá-lo com o restante dos móveis que você já tem.

pianos-decoracao-studio-lab-decor-8

#2 O tamanho ideal

Agora, se você ainda vai comprar o seu piano, faça o caminho contrário ao da dica anterior. Leve com você as medidas do cantinho onde pretende colocá-lo. Assim, você escolherá o modelo ideal para o espaço que você já tem disponível.

pianos-decoracao-studio-lab-decor-4

#3 Bem-vindo à sala!

O piano pode fazer parte do seu receber. Se você gosta de reunir os amigos para noites musicais, faça do piano um ponto focal da sua sala de estar!

pianos-decoracao-studio-lab-decor-12

#4 Sem distrações

Você precisa de um espaço longe do barulho para estudar as partituras com calma? Então é melhor colocar o piano em um cômodo mais reservado, onde você possa se trancar por horas sem distrações. Pode ser no escritório, biblioteca, quarto de hóspedes ou até mesmo na sala de televisão…

pianos-decoracao-studio-lab-decor-10

pianos-decoracao-studio-lab-decor-11

#5 Luz é importante!

Outro fator importante a ser considerado na hora de escolher o lugar para o piano é a incidência de luz. Tente dispô-lo perto de janelas ou invista em um belo abajur para que você consiga ler as partituras sem dificuldades.

pianos-decoracao-studio-lab-decor-16

pianos-decoracao-studio-lab-decor-5

pianos-decoracao-studio-lab-decor-9

#6 O Banquinho

Se você não gosta do visual dos bancos para piano tradicionais, pode substituí-los por outro, de preferência com altura regulável e acolchoado.

pianos-decoracao-studio-lab-decor-15

pianos-decoracao-studio-lab-decor-13

#7 Um apoio extra

Por fim, aproveite a superfície do piano como apoio para acessórios decorativos em qualquer ambiente! Produza arranjos de objetos usando luminárias, vasos, livros, quadros, entre outros! Basta usar a criatividade 😉

pianos-decoracao-studio-lab-decor-1

pianos-decoracao-studio-lab-decor-2

pianos-decoracao-studio-lab-decor-6

 

Fotos realizadas por...

MÚsica e Sociedade

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *