30/03/2016

RESTAURANTE LA CIAU DEL TORNAVENTO

restaurante-la-ciau-tornavento-studio-lab-decor (16)

Quando cheguei em Torino, em agosto de 2013, uma das minhas primeiras providências – depois de procurar uma casa pra morar, mobiliar, decorar e organizar a vida – foi fazer um curso de culinária. Mas sobre esse curso maravilhoso, que já fiz duas vezes, eu falo depois. Agora quero contar que uma das melhores dicas que me deram lá foi esse restaurante, que se tornou o meu preferido aqui: La Ciau del Tornavento.

restaurante-la-ciau-tornavento-studio-lab-decor (22)

restaurante-la-ciau-tornavento-studio-lab-decor (3)

restaurante-la-ciau-tornavento-studio-lab-decor (6)

O restaurante fica na pequena cidade de Treiso, no Piemonte, próximo a Alba. Ali pode-se fizer que é o coração “delle Langue”, território de grandes vinícolas. Pra quem não sabe ainda, a Itália tem três regiões reconhecidas como as mais importantes na produção de vinhos: o Piemonte (onde vivo), a Toscana (que dispensa apresentações) e o Veneto (região de Veneza). O Piemonte fica bem no norte da Itália, ao pé dos Alpes, aliás o que explica o nome de origem francesa: pied – mont (ao pé do monte). Alguns dos vinhos mais conhecidos da região são o Barbera, o Barolo, o Barbaresco, o Grignolino, o Nebiolo, entre outros. A região também é coroada com uma excelente qualidade de trufas brancas e negras (em italiano, tartufo bianco e nero) e belos “funghi Porcini”, além de uma infinidade de queijos artesanais.

restaurante-la-ciau-tornavento-studio-lab-decor (10)

Bom, agora que já deixei vocês com bastante água na boca, vou ser mais específica sobre a La Ciau del Tornavento, um restaurante que tem uma estrela no Guia Michelin, além de vários outros certificados de excelência, como dois garfinhos na classificação do famoso Gambero Rosso. Como eu havia dito, ele fica em Treiso, rodeado por plantações de uvas por todos os lados, com uma vista de tirar o folego.

restaurante-la-ciau-tornavento-studio-lab-decor (4)

restaurante-la-ciau-tornavento-studio-lab-decor (20)

restaurante-la-ciau-tornavento-studio-lab-decor (18)

restaurante-la-ciau-tornavento-studio-lab-decor (23)

Mas o que tira mesmo o folego do meu marido é a carta de vinhos: 2.899 tipos de vinho, de 334 produtores, de 13 países. Quer mais? A adega deles (em italiano, cantina) conserva hoje mais de 60 mil garrafas de 450 produtores, chegando a um total de 1800 rótulos do mundo inteiro.

restaurante-la-ciau-tornavento-studio-lab-decor (19)

restaurante-la-ciau-tornavento-studio-lab-decor (1)

Gente, a “cantina” deles é uma atração à parte. Ninguém pode ir à La Ciau del Tornavento sem pedir pra fazer um tour no subterrâneo. E eles te levam com muito orgulho, explicando todos os detalhes. A adega do senhor Maurilio Garola guarda um tesouro avaliado em mais de dois milhões de euros em vinhos. Algumas garrafas ficam em uma sala fechada como um cofre de banco e uma das garrafas mais caras custa 18 mil euros. Em outubro, eles fazem uma espécie de festival do tartufo, com pratos que combinam perfeitamente com esse tesouro encontrado debaixo da terra. Na última vez que estivemos lá com amigos, o senhor Maurílio colocou tartufo branco até no nosso vinho e disse: “vejam que perfume exala o tartufo dentro do vinho”. E ficou uma maravilha!

restaurante-la-ciau-tornavento-studio-lab-decor (21)

O proprietário e chef tira o pedido pessoalmente em todas as mesas, aconselhando os clientes de acordo com as especialidades da época e do dia. Os pratos são servidos com capricho e um requinte na medida certa, sem aquele nível de frescura que você nem sabe mais o que está comendo.

restaurante-la-ciau-tornavento-studio-lab-decor (2)

restaurante-la-ciau-tornavento-studio-lab-decor (12)

restaurante-la-ciau-tornavento-studio-lab-decor (11)

restaurante-la-ciau-tornavento-studio-lab-decor (8)

restaurante-la-ciau-tornavento-studio-lab-decor (7)

Eu e meu marido sempre fomos na hora do almoço, pois fica a uma hora e pouco de Torino e tem um trecho de estrada com muitas curvas, o que deixaria a volta, de noite, meio perigosa depois de algumas tacas de vinho. Mas… Uma coisa muito bacana, que vamos fazer em breve, é ir para o jantar e dormir lá. La Ciau del Tornavento é também uma Locanda com 4 quartos super charmosos, que dão vista para os vinhedos de uva Nebiolo.

restaurante-la-ciau-tornavento-studio-lab-decor (17)

restaurante-la-ciau-tornavento-studio-lab-decor (15)

restaurante-la-ciau-tornavento-studio-lab-decor (14)

restaurante-la-ciau-tornavento-studio-lab-decor (13)

restaurante-la-ciau-tornavento-studio-lab-decor (9)

por Andrea Martins

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 comentários para “RESTAURANTE LA CIAU DEL TORNAVENTO”

  1. Arahilda Gomes Alves (de avós maternos italianos)

    Bella Itália q mexe com o coração o estômago e os olhos Já fui duas vezes mas essa cantina…

    1. Mauro Keiserman

      Obrigado, Andrea, pela tão bem escrita e fotografada recomendação. Torna-se visita obrigatória. Jantar e soneca.