Retrospectiva de Di Cavalcanti na Pinacoteca de São Paulo
Em exposição na Pinacoteca de São Paulo desde setembro deste ano, a mostra “No subúrbio da modernidade – Di Cavalcanti 120 anos” apresenta uma retrospectiva de trabalho do pintor modernista Emiliano Di Calcanti. Ótima pedida para estas férias! Com a curadoria de José Augusto Ribeiro, a exposição mostra facetas de Di Cavalcanti pouco conhecidas do grande público. São ilustrações, charges de revistas, capa de discos e livros, além das icônicas obras que esperamos ansiosamente para ver de perto.
Retratos do cotidiano
É interessante notar o poder da pintura de Di Cavalcanti em retratar pequenos momentos de lazer dos brasileiros, enfatizando as festas populares, rodas de samba e a vida carioca na sua raiz – diferentemente de Portinari, seu contemporâneo que focava no trabalho duro e de campo.
Arte moderna brasileira
Di Cavalcanti faz o que seria a arte moderna brasileira e mostra para o mundo em pinceladas de protesto o quanto o Brasil estaria defasado à modernidade Europeia do século XX. Não por acaso, a mostra entrou em cartaz em setembro deste ano, mês que foi comemorado os 120 anos do nascimento no artista, um dos mais representativos de uma época do nosso país.
Sobre a mostra
A exposição pôde ser realizada graças a colaboração de colecionadores do setor público e de coleções particulares. São 200 obras vindas de todo o Brasil, Argentina e Uruguai.
Quer conferir ? Então marque na sua agenda:
“No subúrbio da modernidade – Di Cavalcanti 120 anos”
Quando: até 22 de janeiro de 2018 | de quarta a segunda-feira, das 10h às 17h30 – com permanência até às 18h
Onde: no primeiro andar da Pina Luz | Praça da Luz, 02.
Infos: pinacoteca.org.br