O charme tropical das samambaias na decoração - Studio Lab Decor
01/02/2018

O charme tropical das samambaias na decoração

projeto de Flávia Guglielmi e Marcelo Salum

Não é novidade que um lar envolto pela natureza é acolhedor e sereno. Por isso, decorar os ambientes internos da casa com plantas está super em alta. Afinal, essa é uma ótima maneira de limpar as energias dos ambientes e dar vida a um pequeno santuário, mesmo que seja no alto de um prédio. E uma dessas plantinhas amadas que teve um retorno triunfante ao design de interiores foi a samambaia.

Saiba como decorar a casa com as samambaias, plantas queridinhas do momento

Sucesso absoluto durante as décadas de 70 e 80, os arranjos de samambaia caíram em desuso e foram até considerados cafona por alguns. Mas a sensação nostálgica que as suas folhas pendentes e volumosas evocam e a facilidade de manutenção ajudaram a reacender o amor por elas. Em vasos sobre as mesas, em cachepôs suspensos ou até mesmo em jardins verticais, as samambaias vieram provar sua versatilidade e estilo, além de deixar os ambientes mais acolhedores e vivos!

projeto de Iná Arquitetura | Foto: Maira Acayaba

Jeitos modernos de usar as samambaias

As samambaias são capazes de dar um chacoalhão no visual de qualquer cômodo da casa – até mesmo no banheiro e na cozinha! Aproveite estantes e prateleiras altas para colocar alguns vasinhos. Assim, as folhas vão crescendo, pendendo e preenchendo o espaço com muito charme.

projeto de Marcio Campos Arquitetura + Interiores | Foto: Mariana Orsi

projeto de Elen Saravalli | Foto: Julia Ribeiro

Outra possibilidade é usar os vasos de samambaia sobre aparadores e mesas. Dependendo da altura do móvel, o efeito será semelhante ao criado em prateleiras suspensas. Hoje já é muito fácil de encontrar suportes de chão para vasos e cachepôs, que ajudam a criar composições interessantes. Essa é uma ótima opção para quem quer manter os vasos no chão sem o perigo de estragar o piso de madeira.

 

projeto de Iná Arquitetura | Foto: Maira Acayaba

Para criar um efeito superatual, você pode optar por acessórios suspensos, chamados de hangers. Aí, é só pendurar o adorno com a samambaia em um ganchinho no teto ou mão francesa na parede.

Em varandas, aposte em jardins verticais composto de samambaias. Você pode pendurar os vasos diretamente na parede, em floreiras ou até treliças. O resultado é super tropical!

projetos de Selma de Sá e Gabriela Marques

Cuidados com a samambaia

A samambaia é considerada uma planta fácil de cuidar, mas depende sim de manutenção para viver bastante, com saúde e beleza.

Ela gosta de sol, mas também precisa de sombra, ou seja, se dá melhor em lugares com luz indireta.

Suas folhas são delicadas e podem queimar se ficarem constantemente expostas ao sol.

Gostam de muita umidade, por isso, verifique com regularidade se a terra está seca. Esse truque ajuda a definir os intervalos entre as regas ou a quantidade de água que a planta necessita.

De vez em quando, é bom retirar as folhas secas para dar força à sua planta.

Quanto mais umidade, melhor! Por isso, pulverize as folhas com água, elas adoram.

Aproveite as dicas e complete a decoração da sua casa com um arranjo lindo e verdinho de samambaia!

Veja também:

Arranjos de parede

Plantas para ambientes internos

Fotos realizadas por...

1. via Flávia Guglielmi | 2. Maira Acayaba | 3. Mariana Orsi | 4. Julia Ribeiro | 5. Maira Acayaba | 6. via Vintage Revivals | 7. via Selma de Sá | 8. via Gabriela Marques | 9. Lá de Casa

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *