04/09/2017

Varandas pequenas

Até as menores varandas podem se tornar as grandes estrelas dos apês!

Na contra-mão da tendência dos espaços gourmet, as varandas pequenas encontraram, com a ajuda de bons projetos, lugar de destaque nos apartamentos. Muitas pessoas moram em imóveis antigos ou em empreendimentos compactos que não favorecem a metragem desse pequeno recanto de área externa, mas mesmo assim, sonham em ter aquele cantinho aconchegante e abraçado pelo verde. Se este é o seu caso, saiba que realizar esse desejo é super possível, por menor que seja a sua varanda!

Os móveis certos para as varandas pequenas

Fernando Figoli e Patrícia Cillo, do escritório Figoli-Ravecca, e a arquiteta Ana Yoshida, do Ana Yoshida Arquitetura e Interiores, garantem que o segredo para se ter uma mini varanda charmosa e convidativa é encontrar soluções inteligentes para otimizar o ambiente. “Uma boa dica é lançar mão de móveis compactos, que não atravancam a passagem”, aconselha Ana. “Móveis compactos e versáteis, com vários usos, como banquinhos e pufes, são fáceis de levar de um lado para o outro e ocupam pouco espaço”, completa a profissional.

Integração com a sala

Para além do mobiliário, vale pensar com cuidado no tipo de revestimento que será utilizado na varanda. “Se a ideia for criar uma varanda como extensão da sala, convém optar pelo mesmo tipo de piso (com contrapisos na mesma altura, inclusive) para dar a sensação de amplitude e continuidade dos ambientes”, explica Fernando Figoli. O que pode acontecer nestes casos é que a área da varanda acaba completamente incorporada ao living – o que é muito bacana para quem deseja ter uma sala maior e com um layout mais aconchegante. Agora, se a ideia é integrar os dois ambientes, mas sem perder a sensação de um cantinho ao ar livre, a solução é apostar nas plantas! Use e abuse dos vasos de chão, pendentes e jardins verticais e não tenha medo de trazer o verde para dentro também.

Fotos realizadas por...

Foto da capa: Mulley

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *