Vik Muniz abre as portas do seu atelier no Rio de Janeiro
O artista Vik Muniz nasceu em 1961 em São Paulo, mas atualmente vive entre o Rio de Janeiro e Nova Yorque. Recentemente, ele nos recebeu em seu atelier que fica em Santa Teresa. Extremamente simpático e comunicativo, Vik nos guiou em um passeio pelas fases de seu trabalho e nos brindou com detalhes e histórias divertidas. Ficamos encantados com todos aquelas particularidade e técnicas, sobre sua obra usando sucatas, diamantes, ouro, fotografias e até mesmo células humanas (HeLa).
Na ocasião, além de termos a chance de ver de perto algumas de suas obras emblemáticas, aproveitamos para conversar bastante sobre o documentário Lixo extraordinário, que mostra o processo de produção de enormes retratos feitos com material coletado no aterro do Jardim Gramacho. O filme é interessantíssimo, super recomendo! Aliás, ele foi indicado ao Oscar de melhor documentário em 2011! Atualmente, o trabalho de Vik Muniz envolve formas geométricas que são fotografadas e misturadas, confundindo o olhar por causa de seu efeito 3D.
Em um dado momento do tour, o telefone tocou e Vik recebeu um recado de sua esposa: “está na hora de buscar nossa filha na escola”. Vemos o artista indo para sua vida real…
por Andrea Coser