11/02/2017

Vivendo em La La Land: decoração colorida e retrô

la-la-land01

O mundo colorido de La La Land – Cantando Estações vem encantado audiências no mundo inteiro desde sua estreia. O filme, cujo título faz referência a cidade de Los Angeles e é sinônimo de estar fora da realidade, foi dirigido por Damien Chazelle e estrelado pelos queridinhos Ryan Gosling e Emma Stone. Um musical leve, divertido e nostálgico, arrematou sete estatuetas no Globo de Ouro deste ano, quebrando recorde e se estabelecendo como a grande aposta para o Oscar!

A história gira em torno do encontro de um músico de Jazz e uma aspirante a atriz que tentam se estabelecer na disputada Hollywood. Além da música e da linda história de amor, o filme também tem um visual incrível inspirado no cinema musical clássico e na própria cidade californiana. Quer saber como levar um pouco dessa atmosfera vibrante da tela do cinema para a vida real? Então vem com a gente:

Perfume retrô

retro mia

O filme é uma ode aos musicais da década de 30 e 40 e essa nostalgia acabou inspirando também a cenografia de La La Land. Os cenários internos, como a casa de Mia (Emma Stone) e o apartamento de Sebastian (Ryan Gosling) foram produzidos com uma mistura de peças atuais e vintage.

É super possível trazer essa referência para a vida real investindo nessa mistura de elementos de décadas distintas. Se quiser um visual mais romântico, como na casa de Mia, prefira peças Art Nouveau e inspire-se na decoração das décadas de 30, 40 e 50.

decoracao-cenografia-la-la-land-studio-lab-decor (61)

decoracao-cenografia-la-la-land-studio-lab-decor (63)

decoracao-cenografia-la-la-land-studio-lab-decor (42)

decoracao-cenografia-la-la-land-studio-lab-decor (46)

decoracao-cenografia-la-la-land-studio-lab-decor (65)

Caso queira um visual mais moderno, busque referências nos cenários que envolvem Sebastian, carregados de influências das clássicas casas de jazz dos anos 20 e 30 e pontuados com objetos mid century.

retro-sebastian

decoracao-cenografia-la-la-land-studio-lab-decor (38)

decoracao-cenografia-la-la-land-studio-lab-decor (44)

decoracao-cenografia-la-la-land-studio-lab-decor (50)

decoracao-cenografia-la-la-land-studio-lab-decor (39)

E é claro que os instrumentos musicais também entraram nessa brincadeira! Fizemos um post inteirinho sobre como incorporar o piano na decoração. Clique no link e confira!

A paleta em cores vibrantes de La La Land

technicolor

Em La La Land, a vida é em Technicolor como nos grandes musicais de antigamente. Não apenas os cenários, mas também os figurinos foram criados usando como base uma paleta em tons vibrantes, composta em sua maioria por cores primárias (verde, amarelo, azul e vermelho).

Essa ousadia também encontra espaço na decoração. Para trazer as cores da tela do cinema para a vida real, basta produzir os cômodos com detalhes divertidos e coloridos sem medo das misturas cromáticas. Aposte também nas estampas e abuse do papel de parede.

decoracao-cenografia-la-la-land-studio-lab-decor (37)

decoracao-cenografia-la-la-land-studio-lab-decor (70)

decoracao-cenografia-la-la-land-studio-lab-decor (43)

decoracao-cenografia-la-la-land-studio-lab-decor (55)

Estética industrial

industrial

Durante o filme, acompanhamos dois artistas lutando por reconhecimento e sucesso. Por isso, algumas das cenas nos levam para o backstage de Hollywood. É quando vislumbramos um pouquinho dos grandes galpões dos estúdios, das cidades cenográficas e dos equipamentos de filmagem.

Para trazer esse feeling para os ambientes de casa, opte por peças de decoração que tenham um design industrial, feitas de materiais como o ferro e que tenham um acabamento brutalista. Os tijolinhos aparentes e o cimento queimado também são bem-vindos.

decoracao-cenografia-la-la-land-studio-lab-decor (66)

decoracao-cenografia-la-la-land-studio-lab-decor (57)

decoracao-cenografia-la-la-land-studio-lab-decor (59)

decoracao-cenografia-la-la-land-studio-lab-decor (60)

decoracao-cenografia-la-la-land-studio-lab-decor (58)

Neon

neon

Los Angeles, terra dos sonhos e das estrelas do Hollywood, é uma das grandes protagonistas de La La Land. Além de ser o principal cenário para as cenas, sua vida noturna banhadas em luz neon também serviu como referência para a fotografia do filme, que ganhou um colorido degradê que vai do roxo ao rosa.

Na decoração de casa, essa referência pode se traduzir em luminárias de neon que tingem a decoração com a sua luz moderninha e ao mesmo tempo decadente.

decoracao-cenografia-la-la-land-studio-lab-decor (48)

decoracao-cenografia-la-la-land-studio-lab-decor (54)

decoracao-cenografia-la-la-land-studio-lab-decor (64)

Se não quiser ser tão literal, você pode apenas pontuar o décor com objetos em cores neon ou então criar uma base em tom de rosa ou azul lavados, que dão a sensação de um ambiente iluminado por letreiros.

decoracao-cenografia-la-la-land-studio-lab-decor (51)

decoracao-cenografia-la-la-land-studio-lab-decor (40)

decoracao-cenografia-la-la-land-studio-lab-decor (41)

decoracao-cenografia-la-la-land-studio-lab-decor (52)

Verde + azul

azul-verde

Algumas das cenas entre os personagens principais ganharam um colorido azul e verde, que transmite intensidade e ao mesmo tempo, suavidade. É como se o mundo Technicolor de Mia se misturasse com as nuances neon de Sebastian de maneira harmônica e visualmente agradável.

Em casa, a mistura das duas cores dá vida a uma decoração mais dramática e ousada. Apesar dos tons frios, os ambientes ficam acolhedores, convidativos e cheios de personalidade.

decoracao-cenografia-la-la-land-studio-lab-decor (72)

decoracao-cenografia-la-la-land-studio-lab-decor (76)

decoracao-cenografia-la-la-land-studio-lab-decor (75)

decoracao-cenografia-la-la-land-studio-lab-decor (74)

decoracao-cenografia-la-la-land-studio-lab-decor (73)

Pôsteres antigos e murais

murais

A Street Art de Los Angeles, os outdoors e os antigos pôsteres de cinema estão por toda parte em La La Land: da fachada do bar onde os personagens se encontram pela primeira vez ao quarto da protagonista.

O mesmo pode acontecer na sua casa! Decore as suas paredes com pôsteres emoldurados – você pode até montar uma parede galeria com quadros de vários tamanhos diferentes. Outra ideia muito interessante é trazer um pouquinho da arte de rua para os ambientes internos investindo em um belo mural feito por um artista que você admira.

decoracao-cenografia-la-la-land-studio-lab-decor (45)

decoracao-cenografia-la-la-land-studio-lab-decor (56)

decoracao-cenografia-la-la-land-studio-lab-decor (53)

decoracao-cenografia-la-la-land-studio-lab-decor (49)

decoracao-cenografia-la-la-land-studio-lab-decor (62)

decoracao-cenografia-la-la-land-studio-lab-decor (69)

Agora que você já sabe como viver em La La Land, que tal se inspirar mais um pouquinho? Já mostramos aqui no site o trabalho de duas artistas talentosíssimas que criam pinturas em largas escalas, a Carolê e a Kalina Juzwiak. Não deixe de conferir o nosso bate-papo com elas 😉

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um comentário para “Vivendo em La La Land: decoração colorida e retrô”