17/08/2017

Whitney Museum, em Nova York, recebe mostra de Hélio Oiticica

O artista brasileiro Hélio Oiticica (1937-1980) acaba de ganhar uma exposição com 150 trabalhos no Whitney Museum em Nova York. A mostra batizada de “To organize delirium” faz uma retrospectiva da vida do artista em Nova York até a sua volta ao Rio de Janeiro. Oiticica, que sempre circulou entre os vários formatos de arte e se expandiu para o universo multimídia, fotografia e escrita, viveu pouco, mas deixou um legado representativo e curioso.

Bastante interativa, a mostra ela traz elementos tipicamente brasileiros, como o uso das redes, a vegetação, a areia de praia e até pássaros . Visitar a exposição é uma experiência que nós leva a imaginar o momento de vida e arte do artista na cidade americana e como estereótipos influenciaram a sua produção artística na volta pra casa.

To organize delirium” convida o espectador a participar e interagir das mais diversas formas: seja descansando em redes, vestindo Parangolés (espécie de capas coloridas ou estandartes que o visitante pode vestir, transformando-se em obra de arte – um movimento criado por Helio) ou caminhando pelas areias do “Éden”. Uma experiência muito interessante, instalada em um museu novo que conversa muito com este tipo de arte contemporânea.

Serviço

Quando: até 01/10/2017

Onde: Whitney Museum of American Art | 99 Gansevoort Street New York, NY 10014

Info: whitney.org

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *