08/03/2017

Cidade italiana celebra o carnaval com batalha de laranjas

Você já ouviu falar no carnaval de Ivrea, na Itália? A cidade, que fica no norte do país, província de Turim, e tem cerca de 23 mil habitantes, segue uma tradição histórica há mais de 200 anos: a batalha das laranjas!

Origem da brincadeira

Diz a lenda que tudo começou quando uma jovem assassinou o soberano local ao se recusar a passar a noite com ele – essa era uma regra que deveria ser cumprida por todas as mulheres que estivessem prestes a se casar. Este foi o estopim que levou o povo a se rebelar contra a tirania local e o gorrinho vermelho usado durante os confrontos passou a ser um símbolo dos rebeldes, assim como ocorreu na Revolução Francesa.

Olha a laranja!

A tradição da batalha das laranjas passa de geração em geração e moradores de todas as idades entram na brincadeira. Eles se dividem em times, uns atravessam toda a cidade em cima de carroças puxadas por cavalos, outros ficam no chão à espera dos adversários. Quando a carroça passa, começa a guerra. Uma loucura!

Os turistas em volta, devem usar os tradicionais gorrinhos vermelhos pra sinalizar que não estão na disputa. Quem estiver sem gorrinho leva laranjada na cabeça! Mesmo “protegidos” pelo gorro vermelho, fica difícil não levar uma de vez em quando. O chão fica coberto de laranjas, espremidas e pisoteadas… Pelo menos o cheiro é gostoso!

Brincadeira de criança?

As crianças da cidade também usam os uniformes dos times, mas não podem participar da guerra, que é, digamos, um tanto selvagem!! Existe uma praça que é reservada às crianças, e assim, quando as carroças passam a guerra de laranjas é mais “easy”.

Depois da folia…

No final do dia, os guerreiros estão com nariz sangrando, olhos roxos e hematomas, mas ninguém parece se importar. Cobertos de restos de laranja dos pés à cabeça, eles riem e confraternizam tomando vinho e comendo o prato típico da festa: feijoada! Eles cozinham toneladas de feijão (parecido com o nosso feijão carioca) com carne de porco e tomam como uma sopa. Eu provei e achei bem gostoso!

Ivrea é uma bela cidadezinha medieval e atrai milhares de turistas nesse período. As atrações do carnaval começam já na quinta-feira santa, mas a famosa batalha das laranjas acontece no domingo, segunda e terça. Se no ano que vem, você estiver programando uma viagem pela Itália, reserve um desses dias pra ver uma das formas mais irreverentes de se brincar o carnaval.

por Andrea Martins

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quelli impostati sull'acquisto di un falso di solito andare a molti degli innumerevoli fake luxury watches siti internet che orgogliosamente vendere orologi replica. Il prezzo basso è un suggerimento sicuro. Gli acquirenti sanno (o dovrebbero sapere) che stanno ricevendo un falso. L'unica domanda è:replika rolex klockor quanto è "buono" un falso? È impossibile dirlo dalla foto sfocata. C'è qualcosa che funziona sul pezzo? Probabilmente no. Questi siti internet spuntano subito dopo la chiusura del primo. Guardate la loro copia dell'annuncio: "Non nasconderemo il fatto che non sono autentici... nessuno lo saprà mai... possiamo quasi essere considerati un'estensione dei marchi veri e propri... anche le Replik IWC Uhren persone qualificate günstig kaufen hublot uhrche convalidano la legittimità degli orologi autentici non possono dire quale sia reale e quale sia falso". Naturalmente nessuna di queste affermazioni è vera.