24/05/2016

COMO ORGANIZAR E CUIDAR DOS SEUS SAPATOS

decoracao-organizar-sapatos-studio-lab-decor (16)

Acho que muitas mulheres gostam mais de sapatos do que das joias, concordam? Chega a ser um vicio, mas eles estão mesmo cada vez mais apaixonantes! Os homens também adoram e as crianças se encantam com tanta variedades. Agora, os cuidados com a limpeza, organização e armazenamento são fundamentais para estes itens tão essenciais e desejados.

decoracao-organizar-sapatos-studio-lab-decor (24)

decoracao-organizar-sapatos-studio-lab-decor (8)

Existem no mercado inúmeras embalagens para armazená-los em armários, closets e sapateiras e para levá-los em malas de viagem: as sapateiras flexíveis, verticais com nichos, com cabide, com bolsos, flexíveis com nicho duplo… Temos também os saquinhos de TNT com transparência, os de tecidos, as caixas transparentes, as caixas com lugar para colocar fotos dos sapatos, caixas para botas, peças para serem colocadas dentro das botas de cano longo e mantê-las sem dobras…

decoracao-organizar-sapatos-studio-lab-decor (3)

decoracao-organizar-sapatos-studio-lab-decor (19)

decoracao-organizar-sapatos-studio-lab-decor (14)

decoracao-organizar-sapatos-studio-lab-decor (18)

decoracao-organizar-sapatos-studio-lab-decor (7)

As tradicionais sapateiras ainda existem e os modelos com design modernos costumam ser bem interessantes, principalmente para as pessoas com pouco espaço. Arquitetos e decoradores criam maravilhosos cantinhos para os sapatos que facilitam a escolha, organização por modelos, materiais, estações do ano e, consequentemente, os cuidados com eles.

decoracao-organizar-sapatos-studio-lab-decor (17)

decoracao-organizar-sapatos-studio-lab-decor (13)

decoracao-organizar-sapatos-studio-lab-decor (9)

Eu particularmente sou adepta do costume oriental de não usar sapatos dentro de casa, que considero um passo importante para o cuidado com a casa e com a saúde. Nos lares orientais, costuma-se ter um espaço no hall de entrada especialmente para os sapatos. As pessoas devem entrar descalço ou se preferirem, usar as pantufas oferecidas pelo anfitrião.

decoracao-organizar-sapatos-studio-lab-decor (6)

decoracao-organizar-sapatos-studio-lab-decor (5)

Um estudo nos EUA alerta para o fato de que 96% dos calçados usados na rua têm contato com germes e bactérias, ou seja, o solado dos sapatos devem ser sempre higienizado, primeiro com água e sabão e depois com um pano descartável embebido com desinfetante. Quando for fazer a limpeza lembre-se de usar luvas e tenham atenção para não molhar as peças de couro ou de tecidos claros e frágeis, pois eles podem acabar danificados. Devemos ter também escovas especiais para cada tipo de material (couro, camurça, lona, etc.).

decoracao-organizar-sapatos-studio-lab-decor (4)

No caso dos itens de couro, os hidratantes neutros específicos são maravilhosos para conservação, pois eles devolvem o brilho natural das peças e evitam o ressecamento. Já as graxas de hoje em dia se adequam a vários tipos de calçados por terem diversas cores e texturas.

decoracao-organizar-sapatos-studio-lab-decor (25)

decoracao-organizar-sapatos-studio-lab-decor (22)

Tente não usar o mesmo par de sapatos por vários dias – pense em um esquema de rodízio! Afinal, de vez em quando é bom deixá-los ventilando e até mesmo expostos ao sol para garantir a saúde dos seus pés. Além disso, crie o hábito de usar desodorantes específicos para a parte interna do sapatos de tempos em tempos.

decoracao-organizar-sapatos-studio-lab-decor (26)

Se você não tem espaço para guardar a sua coleção separadamente, você pode encontrar maneiras de armazená-la no quarto, como em prateleiras, nichos, gavetas, baús e cestas. Mas evite colocá-los em locais com alta incidência de luz solar para que o material não desbote ou estrague. Também nunca guarde-os empilhados para não deformá-los. E atenção: dentro ou perto dos armários de roupas os cuidados devem ser redobrados!!

decoracao-organizar-sapatos-studio-lab-decor (21)

decoracao-organizar-sapatos-studio-lab-decor (15)

decoracao-organizar-sapatos-studio-lab-decor (2)

decoracao-organizar-sapatos-studio-lab-decor (1)

decoracao-organizar-sapatos-studio-lab-decor (12)

decoracao-organizar-sapatos-studio-lab-decor (11)

Estes são os cuidados básicos e necessários que devemos ter em casa. No entanto, muitas vezes precisamos de um bom sapateiro para devolver a vida àquele par mais acabadinho. Eles costumam fazer verdadeiros milagres, tingem, trocam saltos, costuram, colocam proteção nos saltos, tentam recuperar couros e outros materiais… São verdadeiros artesãos!

por Cláudia Pimentel

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quelli impostati sull'acquisto di un falso di solito andare a molti degli innumerevoli fake luxury watches siti internet che orgogliosamente vendere orologi replica. Il prezzo basso è un suggerimento sicuro. Gli acquirenti sanno (o dovrebbero sapere) che stanno ricevendo un falso. L'unica domanda è:replika rolex klockor quanto è "buono" un falso? È impossibile dirlo dalla foto sfocata. C'è qualcosa che funziona sul pezzo? Probabilmente no. Questi siti internet spuntano subito dopo la chiusura del primo. Guardate la loro copia dell'annuncio: "Non nasconderemo il fatto che non sono autentici... nessuno lo saprà mai... possiamo quasi essere considerati un'estensione dei marchi veri e propri... anche le Replik IWC Uhren persone qualificate günstig kaufen hublot uhrche convalidano la legittimità degli orologi autentici non possono dire quale sia reale e quale sia falso". Naturalmente nessuna di queste affermazioni è vera.