como organizar e usar a cristaleira na decoração

Author:

O significado real da palavra cristaleira é: “espécie de armário envidraçado em que se guardam e exibem os cristais e louças”. No entanto, os seus usos na decoração contemporânea podem ir muito mais além – sem contar que o móvel não precisa mais ficar apenas na sala, como antigamente.

O significado real da palavra cristaleira é: “espécie de armário envidraçado em que se guardam e exibem os cristais e louças”. No entanto, os seus usos na decoração contemporânea podem ir muito mais além – sem contar que o móvel não precisa mais ficar apenas na sala, como antigamente.

Como produzir a cristaleira

Mesmo com as novas tendências, a cristaleira ainda é bastante utilizada para colocar copos, taças, peças de cristal, pratas e pequenos objetos. Como o móvel costuma ser envidraçado, a organização e distribuição bem planejada dos objetos é de fundamental importância, assim como a limpeza.

Quando usar a cristaleira para expor objetos decorativos eles devem ser dispostos ao nível dos olhos. Os adornos mais altos devem ser colocados na parte de trás do móvel enquanto os mais baixos ficam na frente. Já as peças menores podem ser colocadas em bandejas para facilitar a limpeza. Mais atenção! Na hora de produzir as prateleiras é importante distribuir os objetos de forma harmônica evitando assim a sensação de desordem – a arrumação sempre valoriza o conjunto!

Cristaleiras em todos os cômodos

Não restrinja a sua cristaleira a um único local! Hoje em dia, ela pode fazer parte da decoração de vários ambientes. No closet ela serve como um cantinho para colocar as bijuterias, lenços e relógios. O móvel ainda pode ser adaptado e usado como uma bela sapateira para exibir os seus pares mais especiais.

Cristaleira no banheiro? Sim!

No banheiro, ela funciona como armário para colocar as toalhas e as cestinhas com estoques de itens de higiene.

Para organizar e decorar a cozinha

Enquanto isso, na cozinha, ela guarda os mantimentos, travessas, peças mais bonitas e úteis para o dia dia. A “cozinha de estar” da nossa colaboradora Lu Colesanti conta com uma cristaleira linda onde ela guarda suas porcelanas mais especiais. Clique AQUI para conferir!

E como faz para cuidar da cristaleira?

Pois bem, depois de se inspirar em novas maneiras de utilizar a cristaleira, chegou a hora de aprender a conservá-la:

#1 Mantenha a manutenção sempre em dia, de acordo com o material da sua peça. A madeira, por exemplo, ganha novos ares com uma nova camada de verniz ou seladora de tempos em tempos. Caso for pintada, é bom retocar pequenas lascas, arranhões e descascados com uma nova demão de tinta sempre que possível.

#2 Na hora de limpar o lado de fora do móvel, o processo é supersimples: remova o pó e, caso necessário, passe uma flanela umedecida para finalizar.

#3 O vidro pode ser limpo com limpa vidros mais delicado ou simplesmente com um pano úmido e um pouco de detergente neutro. Depois, basta retirar o produto com outro pano úmido e finalizar com um terceiro totalmente seco –  o álcool também é recomendado!

#4 Limpe o lado de fora da sua cristaleira quatro vezes por semana e o lado de dentro a cada 15 dias, retirando todos os objetos com extremo cuidado.

#5 As peças de cristal, vidro ou louças podem ser lavadas com água e detergente neutro ou, se preferir, apenas limpe-as com um pano macio embebido em álcool (dependendo do material, tire apenas o pó delicadamente).

Não importa o estilo do décor da sua casa, a cristaleira sempre poderá ter seu lugar de destaque, principalmente tratando-se de uma peça de valor sentimental, herdado de entes queridos e que acompanha gerações.

Início

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *