08/11/2016

12 DICAS PARA MANTER A COZINHA ORGANIZADA E LINDA

organizacao-cozinha-decoracao-studio-lab-decor-1

Cozinha, hoje vamos falar sobre ela! Um ambiente muito importante, considerado por muitos como o coração da casa. Por isso mesmo, ela deve ser muito bem planejada desde o início do projeto até a sua execução ou até mesmo durante uma nova reforma ou atualização da decoração. Trate a sua cozinha sempre com muito carinho e cuidado 😉
Confira abaixo 12 dicas para manter a sua cozinha sempre em ordem, limpa e linda:

#1 Praticidade é um diferencial superimportante!

Além de bonita, sua cozinha deve ser funcional. Os materiais usados nos armários, bancadas, pias, pisos e lustres devem ser escolhidos levando em conta também a manutenção e limpeza do ambiente.

organizacao-cozinha-decoracao-studio-lab-decor-4

organizacao-cozinha-decoracao-studio-lab-decor-5

#2 Somente o necessário

Se você quer facilitar a rotina deste ambiente, cuidado para não se empolgar muito com as infinidades de itens específicos para esta área. Nos armários da cozinha, procure deixar estritamente necessário, como peças para serem utilizadas no dia a dia. Nada de acumular muitos itens, pois esse hábito dificulta a organização.

organizacao-cozinha-decoracao-studio-lab-decor-26

#3 Fácil acesso para itens do dia a dia

As panelas mais utilizadas devem ficar em paneleiros ou prateleiras. Costumo organizá-las por ordem de tamanhos e todas com as devidas tampas, sempre próximas do fogão, pois facilita na hora  da preparação dos alimentos.

organizacao-cozinha-decoracao-studio-lab-decor-24

organizacao-cozinha-decoracao-studio-lab-decor-11

A mesma regra também funciona para as colheres, espátulas, conchas, facas e demais peças que serão usadas no dia a dia. O ideal é deixá-las sempre próximas e de fácil acesso. Ao cozinhar, deixe um descanso de talheres do lado do fogão. Isso deixa o espaço de trabalho limpo e organizado. 

organizacao-cozinha-decoracao-studio-lab-decor-20

organizacao-cozinha-decoracao-studio-lab-decor-6

#4 Armários em ordem

Na organização dos armários a praticidade continua. As louças e utensílios que serão usados diariamente devem ficar em locais de fácil acesso – nada de  banquinhos para alcança-los. Separe por utilidades: pratos rasos, fundos, sobremesa, copos, potes, xícaras, travessas etc.

organizacao-cozinha-decoracao-studio-lab-decor-21

Gosto muito também de setorizar partes dos armários para o café da manhã, jarras para água, sucos, saladeiras, travessas para servir, cestas, etc.

organizacao-cozinha-decoracao-studio-lab-decor-14

Já as tábuas de carnes, legumes e frutas devem ser sempre separadas de acordo com a sua finalidade. As de madeira devem ser abolidas da cozinha, pois facilitam muito a proliferação de fungos e bactérias.

#5 Um cantinho para os eletrodomésticos

Os aparelhos elétricos, tendo espaço adequado, podem ficar sobre a bancada. Isso facilita muito na hora de usá-los e também ajuda a decorar a cozinha.

organizacao-cozinha-decoracao-studio-lab-decor-8

#6 Potes guardados todos juntos

Os potes costumam ser muitos e a maneira de organizá-los também ajuda muito na hora de encontrá-los. Separe-os por tamanho, profundidade e cores. Eles podem ser agrupados tampados ou com as tampas separadas – esta escolha vai depender do espaço que você tem disponível no seu armário.

organizacao-cozinha-decoracao-studio-lab-decor-13

#7 Temperos sempre à mão

Os temperos também podem ficar expostos. Existem vários modelos de peças para guardá-los de uma forma super charmosa e funcional. Já os azeites, saleiros e pimenteiros podem ser colocados em bandejas que irão direto para a mesa.

organizacao-cozinha-decoracao-studio-lab-decor-10

organizacao-cozinha-decoracao-studio-lab-decor-7

#8 Panos de prato e sacolas

Separe sempre uma gaveta para os panos de pratos e toalhas de mãos, dobrados em forma de rolinhos para ganhar mais espaço e também facilita na hora da escolha. Já as sacolas recicláveis e retornáveis devem ser agrupadas, seja em cestos ou puxa-sacos.

#9 Despensa nos trinques

Na despensa para mantimentos a organização deve ser levada muito a serio para evitarmos o desperdício de alimentos e a compra de itens desnecessários. Sem contar que uma despensa em ordem deixa muito mais fácil de encontrar os alimentos que procuramos.

organizacao-cozinha-decoracao-studio-lab-decor-23

organizacao-cozinha-decoracao-studio-lab-decor-22

Tente separar os produtos por categorias! Use e abuse dos potes de vidro ou acrílico – prefira os modelos com tampas de fechamento herméticos. Ao passar o produto para os potes, observe a data de validade na embalagem original e com canetas especificas ou etiquetas, marque as validades nos potes. Os produtos também podem ser identificados com as etiquetas colantes, elas existem em vários formatos, modelos  e cores.

organizacao-cozinha-decoracao-studio-lab-decor-12

organizacao-cozinha-decoracao-studio-lab-decor-9

#10 Limpeza dos armários e produtos

Sempre na chegada de novos produtos o espaço de guardá-los deve ser limpo. Latas, vidros, garrafas, embalagens de sucos, leite e outros produtos também devem ser lavados antes de guardados, lembrando sempre de fazer  o rodízio dos produtos de acordo com a validade de vencimento.

organizacao-cozinha-decoracao-studio-lab-decor-18

#11 Escolha a lixeira ideal

Uma lixeira de pedal é sempre mais pratica e higiênica – prefira as de chão! Não esqueça também de ter uma especifica para reciclados bem sinalizada.

E que tal uma lixeira de design? Além de prática complementa a decoração da cozinha!!

lab-wis-garimpo-lixeiras-design-studio-lab-decor-7

#12 Xô bagunça!

Por fim, não acumule chaves, correspondências, remédios e outros objetos triviais neste espaço! Cada coisa em seu devido lugar 😉

organizacao-cozinha-decoracao-studio-lab-decor-19

Com organização, ganhamos tempo, economizamos e sentimos um prazer enorme em qualquer ambiente!

por Claudia Pimentel

Fotos realizadas por...

Pinterest

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *