13/06/2017

Como organizar a lavanderia

Já reparou que a lavanderia costuma ser um ambiente deixado de lado quando o assunto é decoração? No entanto, ela é crucial para a rotina de organização e limpeza de uma casa e por isso é importante planejá-la com muita atenção e cuidado. O espaço reservado para a área de serviço de um imóvel costuma ser bastante reduzido – principalmente em apartamentos. E é aí que começam os problemas: são tantos itens indispensáveis que guardamos neste cômodo que a desorganização pode se instalar rapidamente.

Quer evitar que a sua lavanderia vire um pequeno depósito? Deseja que este ambiente seja acima de tudo funcional? Então anote as dicas abaixo:

Uma lavanderia organizada começa no projeto

A escolha dos revestimentos é superimportante já que esse é um local com muitas áreas molhadas. Por isso, evite usar madeira próximo ao tanque e máquina de lavar roupas. Os azulejos e revestimentos cerâmicos são os mais indicados. Marcenaria sob medida ou móveis planejados também ajudam a otimizar os espaços e garantem lugares de sobra para armazenar produtos e acessórios.

Menos é mais

Reveja todos os itens que estão guardados nos armários e prateleiras da sua lavanderia. Mantenha apenas o que é realmente importante e usável e se desfaça de objetos que só ocupam espaço.

Lavagem e secagem eficientes

Para ganhar espaço e evitar problemas de circulação opte pelos varais suspensos. Armários e prateleiras com cabideiro também são ótimos auxiliares e além de garantirem locais extras para pendurar as roupas lavadas, facilitam muito a tarefa de passá-las. E não se esqueça de ter um cantinho para colocar os cestos para roupas!

Armários e prateleiras 

A divisão dos armários e alturas das prateleiras requer atenção. Isso porque eles precisam acomodar sem apertos as vassouras e rodos suspensos, baldes, bacias, aspirador de pó, tábua para passar roupa, ferro, produtos de limpeza, cestas e outros acessórios que precisem ficar sempre à mão. Sugiro também reservar um cantinho do armário para criar uma despensa para os produtos novos, separados dos que já estão em uso. Organize-os sempre fechados, limpos e com os rótulos virados para frente.

Lavanderia setorizada por funções

Aconselho sempre que possível separar tudo por categorias de acordo com cada tarefa exercida na lavanderia. Por exemplo, em um local próximo à máquina, coloque os produtos e acessórios usados na lavagem das roupas. Em outro, deixe o ferro, tábua e qualquer acessório utilizado na hora de passá-las.

Use e abuse de caixas e cestos organizadores

As cestinhas e caixas facilitam muito a rotina na área de serviço. Com elas, tudo fica mais organizado e fácil de achar, manusear e limpar também. São ótimas para armazenar panos de chão, sacos para lixos, pregadores de roupas, produtos de limpeza e até mesmo itens para os cuidados com os sapatos (escovas, ceras, graxas). As de plásticos são mais apropriadas para a lavanderia por serem fáceis de limpar e durarem mais tempo.

Borrifadores serão seus melhores amigos

Gosto muito de sugerir o uso de borrifadores. Eles funcionam superbem para os produtos de limpeza que devem ser diluídos – por isso mesmo, acabam evitando desperdícios. Sem contar que eles padronizam o visual da sua despensa de produtos e acabam funcionando como acessórios decorativos. Mas não se esqueça! Eles devem conter a identificação do produto, que pode ser escrito com canetas próprias ou em etiquetas plastificadas.

Lavanderia multiuso? Sim!

Muitas vezes até as ferramentas acabam ficando na lavanderia, não é mesmo? Para manter a organização e evitar misturá-las com outros objetos, armazene-as em caixas próprias ou em gavetas com divisórias.
E quem hoje em dia não tem um bichinho de estimação? Pode ser gato, cachorro, passarinho ou até mesmo um peixinho, uma coisa é certa… uma hora ou outra eles acabarão ficando neste local também! Por isso, ele deve ser sempre bem planejado, arejado, limpo e organizado!!

E não se esqueça das plantinhas, que são sempre bem-vindas em qualquer ambiente da casa 😉

por Claudia Pimentel

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um comentário para “Como organizar a lavanderia”