Jeitos simples de incorporar a cortiça na decoração - Studio Lab Decor
23/01/2018

Jeitos simples de incorporar a cortiça na decoração

Já se foi o tempo em que a cortiça era utilizada apenas nos murais de fotografias e rolhas de garrafas. Esse material natural e sustentável pode ser um aliado e tanto da decoração da sua casa, ajudando a criar uma atmosfera aconchegante, rústica e ao mesmo tempo, supermoderna.

De onde vem a cortiça?

A cortiça é uma matéria-prima natural originária das cascas dos sobreiros, espécie de árvore muito cultivada no sul de Portugal. O processo de extração é demorado – é preciso esperar cerca de 25 anos para retirar a casca de um sobreiro pela primeira vez e os descortiçamentos seguintes são feitos a cada nove anos. Isso porque, é necessário esperar que a casca da árvore se regenere em um processo completamente natural. É por isso que a atividade de extração da cortiça é considerada sustentável!

Cortiça combina com tudo!

A textura natural da cortiça facilita a composição de ambientes despojados e rústicos. Porém, seu caráter versátil e cor neutra permite ousadias decorativas! É possível utilizá-la em praticamente todos os estilos de decoração – do escandinavo ao maximalista. Por serem leves e excelentes para o isolamento térmico e acústico, os painéis de cortiça são perfeitos para revestir móveis e paredes inteiras, tanto de áreas internas como externas. Outra vantagem desse tipo de revestimento é a facilidade de instalação, geralmente feita como papel de parede. Algumas lojas de materiais de construção vendem rolos autoadesivos por metro!

Móveis e objetos revestidos com cortiça:

Painéis de Cortiça:

Piso de cortiça:

Design + cortiça

Se você gostou da ideia de incluir o charme leve da cortiça na decoração, mas prefere um visual mais discreto, opte por peças de design. Muitos designers renomados utilizam a cortiça como matéria-prima para luminárias, bancos, vasos e até mesmo mesas. No entanto, algumas ideias decorativas são tão simples que podem ser feitas em casa em pouquíssimo tempo.

DIY com cortiça

Como o corte na cortiça não deixa rebarbas, fica muito mais fácil de fazer pequenos objetos de maneira artesanal, usando poucos materiais adicionais. Cola, tesoura e tintas coloridas são suficientes para a criação de peças como sousplats, quadros de recados, descansos de panela, porta-copos, porta-retratos, vasos e cestos. Use a criatividade e caia nas graças da decoração com cortiça!

Confira também: Elementos naturais na decoração

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *