11/03/2017

Lagom: o estilo de vida escandinavo que promete virar tendência

Na onda minimalista, chega aos trópicos mais uma tendência importada da Escandinávia. Depois do Hygge – termo dinamarques que significa algo como aconchego – o Lagom promete sacudir o universo dos apaixonados por decoração e lifestyle em 2017.

Diferente do Hygge, que incentiva momentos de puro aconchego, o Lagom é uma proposta mais ampla e consistente. Com origem sueca, ele está mais para um estilo de vida do que apenas um ritual caseiro, e promove uma existência simples, consciente e como consequência, esteticamente prazerosa.

Nem pouco, nem muito… na medida certa!

Na decoração, o Lagom se traduz em ambientes leves, claros, amplos e ao mesmo tempo acolhedores. É como um respiro da estética que estamos acostumados, algo que vai na contramão das recentes tendências de decoração sempre muito carregadas de informação – alô paredes galerias e mix de estampas! É por isso que o resultado é bastante minimalista, mas ainda assim, carrega uma imensidão de personalidade. A ideia é encontrar um equilíbrio saudável entre ter e pertencer.

Natureza, sustentabilidade e consumo consciente

No Lagom, a transformação da casa deve acontecer de maneira natural, conforme as mudanças de posturas que assumimos. A aproximação com a natureza e a sustentabilidade são questões muito importantes nesse movimento, assim como o consumo consciente. Essas ações aparecem como informação estética na decoração: texturas orgânicas, móveis e objetos de segunda mão incorporados ao décor, cômodos mobiliados com poucas e importantes peças…

Cozinha simplificada e sem desperdícios

Outro ponto importante do Lagom mora na cozinha. Aposto que você já viu por aí projetos de cozinhas com prateleiras substituindo armários para armazenar os utensílios, louças e mantimentos, não é verdade? Pois o Lagom tem tudo a ver com essa tendência! Afinal, ter poucos pertences, todos eles adquiridos com muita consciência, demanda menos espaço para guardá-los e culmina em uma aparência mais organizada.

Ter uma despensa superarrumada, com alimentos comprados a granel e guardados em potes herméticos não é apenas uma questão decorativa para quem segue o estilo Lagom de vida. Sim, o visual é mesmo lindo e transborda uma simplicidade quase bucólica, mas a intenção também é gerar menos desperdício – de alimentos e dinheiro. Ou seja, é hora de juntar o útil ao agradável! O planeta agradece e seus sentidos também 😉

Que tal descomplicar o seu entorno assim como os suecos para tentar levar uma vida mais leve e tranquila, hein? Nós simplesmente amamos essa ideia!

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *