Já faz um tempinho que os subway tiles – ou azulejos de metrô – ganharam o coração dos arquitetos, designers de interiores e décor lovers de plantão. A tendência ganhou força por aqui com o sucesso da decoração escandinava, que utiliza o revestimento como um elemento estético, sempre de maneira clean e contemporânea.
Saídos dos subsolos londrinos para as casas mais descoladas, os subway tiles agregam todo seu caráter urbano aos ambientes, além de conferir um aspecto retrô à decoração – ainda mais quando utilizado em sua forma mais tradicional: brancos com rejuntes pretos e amarração tipo tijolinho. Um charme! Ótimos substitutos dos azulejos quadrados e das pastilhas, podem assumir diversas roupagens, tanto na cozinha como acabamento no banheiro. Olha só:
Subway tiles coloridos
Hoje em dia é fácil de encontrar em lojas especializadas os azulejos de metrô das mais diversas cores. Dependendo da tonalidade escolhida o efeito decorativo muda completamente: os tons pastel, por exemplo, fazem referência aos revestimentos dos anos 50/ 60, enquanto as cores mais intensas transbordam modernidade.

Como revestimento único das paredes
A cozinha e o banheiro podem ter as paredes completamente revestidas com o subway tiles. Isso porque, eles são superneutros, não deixam o ambiente com um visual muito carregado e ficam lindos quando combinados com outros estilos de acabamentos, como porcelanato, os azulejos hexagonais ou até mesmo os ladrilhos hidráulicos.
Meia parede e frontão
Aplicar o subway tile apenas como frontão ou até a metade da parede também é uma alternativa superatual. O bacana desta proposta é que ela oferece a possibilidade da mistura de acabamentos: a parede livre pode ser pintada, receber papel de parede, texturas…
Infinitas possibilidades de paginações
Por ter um formato tão simples e democrático, é possível brincar bastante com as paginações do subway tile: tijolinho, tipo chevron, enfileirados na vertical ou na horizontal ou até mesmo em uma mistura de placas nas duas direções.